A Ericsson está investindo em convergência e serviços de valor adicionado para tentar recuperar um bom resultado financeiro. A companhia tem criado serviços gerenciados que permitem às operadoras entrarem na chamada Web 2.0, como loja de aplicativos com a marca da operadora, aplicativos de redes sociais e também baseados em localização.
O site Rethink Wireless afirma que a fabricante está entrando no território do PayPal e do Google, com planos de um sistema de mobile payment que teria como alvo o mercado de jornais e ebooks. A Ericsson estaria desenvolvendo um sistema baseado em SMS, através do qual os usuários poderiam digitar seus números de celulares em uma página da web e receber um código para adquirir produtos e serviços nos websites conveniados. Inicialmente o novo sistema tem foco no mercado de jornais; os consumidores poderiam pagar para um acesso único ou uma mensalidade. Ericsson diz que o sistema é compatível com os sistemas de billing de mais de 60 operadoras em 15 países.
Balanço
"O clima econômico afetou o mercado global de infraestrutura e o crédito ainda está apertado em vários países emergentes", disse o CEO Carl-Henric Svanberg para analistas internacionais. Apesar do ambiente pouco favorável, o executivo está otimista sobre as perspectivas, particularmente com o crescimento esperado na expansão do GSM e 3G na China e Índia a partir de 2010 e de banda larga móvel nos EUA e Japão.