TIM lança acesso a conteúdo de televisão

A TIM lançou nesta sexta, 22, o acesso a conteúdo de televisão on-line denominado TIM TV Access. Através da plataforma de transmissão de dados GPRS da operadora (disponível em todas as 1,8 mil localidades atendidas pela TIM), serão oferecidos inicialmente o sinal da rede aberta da Band e, através da TVA, os canais BandNews, BandSports, Bloomberg, Clima Tempo, TV Câmara, TV Senado e o TVSat 2000, um canal produzido pelo Vaticano, com programação em italiano de interesse da comunidade católica. O serviço oferece ainda acesso ao canal de programação da TVA.

Modelo de negócios

A empresa não revela o seu modelo de negócios com os provedores de conteúdo, ressaltando que isso varia de acordo com o parceiro. Segundo o presidente da operadora, Mario Cesar Araujo, o negócio é bom para todo mundo: ?A TIM ganha com o tráfego em sua rede, as programadoras ganham com a divulgação de seu produto, os assinantes ganham com o recebimento da informação ou entretenimento ao mesmo tempo em que ele é disponibilizado na televisão aberta ou por assinatura, e o País ganha com a implantação de uma tecnologia de primeira linha que está disponível em poucos países do mundo."

Notícias relacionadas
Sobre a polêmica que envolve a necessidade de nova regulamentação para que as operadoras de celular possam oferecer esse tipo de serviço, o executivo lembra que este é um serviço de acesso: ?Não estamos produzindo conteúdo, nem cobrando pelo conteúdo oferecido. Cobramos apenas pelo acesso a este conteúdo e temos a autorização de quem o produz para fazê-lo. Está tudo absolutamente dentro da legislação e regulamentação existente. Não vejo mais o que precise ser regulamentado?, argumentou o presidente da TIM.

Papel da TVA

A operadora de TV a cabo tem um papel relevante no novo serviço da TIM. Ela servirá, incialmente, como uma espécie de headend para a operadora de celular, centralizando a recepção e a distribuição dos vários sinais. Isso é feito, por exemplo, com os sinais da BandNews, BandSports e Bloomberg. Mas a importância vai um pouco além: a TVA, por ser uma operadora de TV paga, dá segurança jurídica ao serviço. Essa é a avaliação de algumas pessoas que participaram na negociação. Há quem especule, inclusive, que a TVA e a Abril estariam se movendo para atuar como agregadoras de conteúdos para mídias digitais, começando pelo conteúdo da própria Abril (MTV mais revistas) e fazendo a ponte com outros provedores de conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!