TIM testa 5G standalone na Berrini, em São Paulo

Foto: Pixabay

A TIM voltou a testar o 5G em preparação da rede para a implantação da tecnologia após o leilão da Anatel. A companhia implantou três antenas para uma rede privativa com o padrão standalone em São Paulo, na Av. Luis Carlos Berrini, no bairro do Brooklin, onde há grande concentração de grandes empresas e é tida como novo centro financeiro da capital paulista. 

Segundo a operadora em comunicado nesta quarta-feira, 22, o objetivo da prova de conceito é fazer "experimentos pontuais" em ambiente urbano. Com isso, espera fazer avaliações técnicas da própria rede e de suas funcionalidades, como agregação de frequências, compartilhamento de rede e conexão de dados em baixíssima latência". Em agosto, um piloto em Minas Gerais em parceria com a Ericsson e a Mediatek utilizou as faixas de 3,5 GHz e de 2,6 GHz para a agregação de portadora.

Os testes na Av. Berrini já mostraram "potencial" para a rede alcançar a taxa de 1 Gbps para download. Segundo a tele, há um desejo de "se antecipar ao máximo na prestação do serviço para o meio corporativo e para os consumidores".

Notícias relacionadas

Uma coisa da comunicação a se ressaltar: a TIM utilizou o termo "5G puro" para se referir ao padrão standalone. A companhia tem sido uma das únicas operadoras a vocalizar concordância com o governo em relação à nomenclatura da quinta geração no modo de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS) – apesar de ela própria também oferecer a tecnologia. Ela inclusive foi a favor da exigência do Release 16 no edital do 5G desde a proposta inicial do então relator, conselheiro Carlos Baigorri. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!