Anatel estuda medidas contra 'spoofing'

Foto: Pikrepo

[Publicado originalmente no Mobile Time] A Anatel está estudando medidas para mitigar o 'spoofing', prática que consiste em alterar o número de quem realiza uma chamada telefônica com o objetivo de enganar o usuário que recebe a ligação. Trata-se de uma artimanha utilizada principalmente por fraudadores e também em ações irregulares de telemarketing – por exemplo, com a alteração do DDD para um código da mesma cidade de quem recebe a chamada, o que aumenta a chance desta ser atendida. Medidas concretas serão apresentadas em breve, informa a Mobile Time a superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Leonel. Ela está negociando as medidas com o setor. Provavelmente serão tomadas ações nas redes de telecomunicações.

Reguladores em outros países também têm atuado para combater o 'spoofing'. Nos EUA, as operadoras foram obrigadas a adotar um conjunto de protocolos batizado de STIR/SHAKEN para garantir a autenticidade do número do chamador e evitar o 'spoofing'. STIR significa "Secure Telephone Identity Revisited" e SHAKEN, "Signature-based Handling of Asserted Information Using toKENs". No Brasil, superintendente confirma que serão tomadas medidas nas redes de telecom.

Outra medida importante em construção pela Anatel é a adição do código não geográfico 0303 aos números telefônicos de empresas de telemarketing, para facilitar o reconhecimento das chamadas de televendas pelos consumidores. O regulamento para isso está em consulta pública e pode receber contribuições até 29 de setembro.

Notícias relacionadas

Pesquisa e plataforma 'Não me perturbe'

A superintendente comentou a recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box que verificou a incidência e a recorrência de quatro tipos de chamadas indesejadas – televendas, cobrança de desconhecido, golpes e chamadas de robôs. "A Anatel está atenta aos temas levantados pela pesquisa, cujos resultados são coerentes com as suas próprias percepções sobre o tema, que vem sendo objeto de cuidadoso acompanhamento", diz Leonel. 

Ela cita dados da pesquisa para apontar outra ação tomada pela agência no combate ao problema, mas que precisa ser reforçada: "Em 2019, após provocação da Anatel, as prestadoras de telecomunicações assumiram uma série de compromissos para mitigar as ligações indesejadas que tinham por objetivo vender os serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga fixa. Entre os compromissos, que envolviam, entre outros pontos, horários e limites para ligações, estava também a criação da plataforma Não Me Perturbe, serviço de "autorregulação regulada" feito pelas grandes teles. Como demonstrado na pesquisa, a maioria dos consumidores inscritos na plataforma declara que, após a inscrição, as ligações indesejadas diminuíram. A mesma pesquisa, contudo, mostra que apenas 1 em cada 5 entrevistados se inscreveu na plataforma. E que metade do público ainda não a conhece. Nesse sentido, a Anatel tem cobrado das prestadoras uma divulgação mais ampla, ativa e eficiente da plataforma, bem como melhorias em seu funcionamento."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!