Orlando Silva quer debate público sobre o PL da Fake News

deputado Orlando Silva

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) apresentou na segunda-feira, 21, um texto que aponta para uma sistematização das contribuições que recebeu, dos mais diversos setores da sociedade, para o PL da fake news (PL 2.630/2020). O texto, argumenta o deputado, é uma contribuição para o debate público sobre um tema complexo.

A minuta elaborada por Orlando que circulou nesta segunda-feira não é um substitutivo ou um relatório, mas sim uma contribuição do parlamentar para estimular, a partir dali, um debate mais profundo sobre o tema. "Eu sistematizei o que recebi que sugestão e críticas para debate público. Em temos normais, a Câmara teria um debate em comissões nesse tema. Só que eu considero adequado debater publicamente o resultado dos debates feitos até aqui na casa", disse o deputado ao TELETIME.

O parlamentar diz que a Câmara está estudando alternativas e realizou um ciclo de debates públicos, além de reuniões com relatores da OEA e da União Européia, para discutir o tema. "Agora, a ideia é colocar na mesa esse acúmulo para termos um ponto de partida. Já não basta receber documentos, fazer reuniões bilaterais. A proposta está na mesa para aplauso, criticas, acréscimos ou supressões", disse Silva.

Notícias relacionadas

Tramitação diferente

Em tempos normais, o PL 2.630/2020 tramitaria por comissões, onde receberia emendas para sua construção para depois ter um substitutivo final para ir à Plenário. Na atual conjuntura de pandemia, esse processo de tramitação está suspenso, e todos os projetos acordados na reunião de líderes passam diretamente para votação em plenário.

Nesse sentido, a proposta de Orlando Silva seria como um texto que recebeu emendas para ser debatido publicamente. É importante destacar que o projeto de lei ainda não possui relator.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!