Na ONU, Bolsonaro menciona segurança em 5G sem tomar lados

Presidente Jair Bolsonaro em discurso gravado para a Assembleia Geral da ONU

No discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, 22, o presidente Jair Bolsonaro citou iniciativas do governo brasileiro para novas tecnologias, incluindo o 5G. Ao tocar na questão de cibersegurança, destacou o respeito à soberania, mas sem se comprometer o suficiente para a fala ser encarada nem como uma inclinação para a política dos Estados Unidos, que ameaçam relações com países que adotem fornecedores como Huawei e ZTE; nem para a da China, acusada pelos EUA de promover políticas de espionagem. 

O presidente contextualizou que a soberania nacional deve servir de norte para a indústria brasileira. "A pandemia deixa a grande lição de que não podemos depender apenas de umas poucas nações para a produção de insumos e meio essenciais para nossa sobrevivência", declarou Bolsonaro, citando reajuste no preço da medicação hidroxicloroquina (que não tem comprovação científica de eficácia com a covid-19).

"Nesta linha, o Brasil está aberto para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e inovação, a exemplo da indústria 4.0, da inteligência artificial, nanotecnologia e da tecnologia 5G, com quaisquer parceiros que respeitem nossa soberania, prezem pela liberdade e pela proteção de dados", completou, porém, sem se posicionar ainda em favor de EUA ou China.

Notícias relacionadas

Painel Telebrasil

O assunto também veio à tona no Painel Telebrasil 2020 ao longo do dia. O presidente da Anatel, Leonardo Euler, deixou claro que à agência apenas cabe a vertente técnica, e não a geopolítica ou econômica; e que o assunto de cibersegurança deve compor a agenda de um Estado soberano. Mas ressaltou a natureza multidisciplinar, transversal e multissetorial. 

Euler declarou, contudo, que não se deve colocar limites para a inovação tecnológica, desde que seguindo as diretrizes para uso correto de forma a garantir a segurança e o enforcement regulatório. Citou assim a regulação de risco, orientada pelo princípio da prevenção e prevendo risco imediato; e a da precaução, baseada em boas práticas, medidas de controle, de redundância, cultura de verificação de rede e nível de infraestrutura e configurações de rede. 

"A vigilância precisa ser 'panóptica' [acima de tudo] e, caso necessária, seja aplicada medida corretiva", discorre. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!