Facebook: é preciso liberar espectro para WiFi 6 complementar 5G

O Facebook acredita que as pequenas prestadoras terão papel preponderante na conectividade, especialmente com o 5G. Para a empresa, que tem desenvolvido diversos projetos de conectividade baseados em tecnologias e modelos abertos e de baixo custo por meio do Facebook Connecivity, é necessário que se viabilize o máximo de espectro não licenciado possível também para a chegada do WiFi 6E, em complemento às redes de quinta geração. O WiFi 6E é aversão do WiFi 6 que depende da faixa de 6GHz para poder ter plena funcionalidade e é dedicado sobretudo para aplicações que demandam elevadas taxas de transmissão, como AR (realidade aumentada), VR (realidade virtual), aplicações críticas indoor (como telemedicina), entre outras.

Segundo a head de Políticas Públicas de conectividade e acesso do Facebook Brasil, Ana Luiza Valadares é necessário "garantir que haja espaço para operadoras competitivas e para que negócios novos sejam viáveis no Brasil, como redes neutras e abertas, com equilíbrio entre uso licenciado e não licenciado", disse ela durante painel Telebrasil 2020 nesta terça, 22.

Sobre a convivência de tecnologias, o uso de WiFi 6 e Wifi 6E para offload de 5G foi abordado por alguns debatedores. "Wi-Fi e telefonia móvel são complementos naturais. (Muitas aplicações do) WiFi 6E estarão disponíveis para ser usado em 2021, mas precisa-se viabilizar banda para se ter uma efetiva complementação de Wi-Fi e 5G para melhorar a conectividade", disse Valadares. Ana Luiza, entretanto, sustenta que esperar até 2035 para ofertas de serviços que podem ser feitas agora pelo Wi-Fi 6E não tem justificativa.

Notícias relacionadas

"Em WiFi 6, a Ericsson também entende que sejam tecnologias complementares e acredita que o espectro de 6 GHz deveria ter parte  destinada a não licenciado, mas é importante reservar parte para licenciado", retrucou Marcos Scheffer, vice-presidente de Redes e Serviços Gerenciados da Ericsson. (Com Agência Telebrasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!