Experiência de vídeo determina fidelidade de clientes na operadora móvel, diz Ericsson

As medições tradicionais de comportamento de usuários, como o Net Promoter Scores (NPS), não são mais suficientes para determinar fidelidade de clientes com as operadoras. A conclusão é do relatório do Ericsson Consumer Lab, divulgado nesta quinta-feira, 22. De acordo com o levantamento, comparando com 2013, o número de usuários de smartphone com dificuldades com as redes móveis não mudou, já que agora há mais streaming de vídeo. A pesquisa foi efetuada em fevereiro deste ano com mais de 15 mil usuários de iPhone e Android entre 18 e 69 anos em 14 países.

No Brasil, um terço de usuários de smartphone entrevistados já assistiu vídeos ao vivo do Facebook Live, enquanto 23% dizem ter assistido a vídeos de jogos utilizando apps. A título de comparação, na Coreia do Sul também um terço já assiste a streamings ao vivo, enquanto nos Estados Unidos, 14% afirmam usar aplicativos do tipo, como Snapchat e Periscope, além do Facebook. Ainda assim, os índices de fidelidade do cliente no setor continuam os mesmos, de acordo com a Ericsson.

Notícias relacionadas

Segundo a empresa, os NPS não conseguem determinar a preferência dos usuários porque não levam em conta mudança nas expectativas em relação ao desempenho da rede em streamings. Quando o usuário enfrenta 11 ou mais entraves por semana, a chance de pensar em trocar de operadora é cerca de duas vezes maior, diz a fornecedora. E isso é frequente: três de cada cinco usuários de smartphone passam por esse cenário, com o erro mais comum justamente no streaming de vídeo.

Assim, indica que a experiência na banda larga móvel é o principal fator de fidelidade à operadora. Por isso mesmo, é causa de insatisfação para 73% dos usuários no mundo. Em mercados como Brasil e Índia, é duas vezes mais importante do que o serviço de voz. A Ericsson afirma que jovens de 18 a 24 anos preferem avaliar o desempenho da tele por meio dos apps de redes sociais e transmissão de vídeo do que por extensão da cobertura de rede, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!