Compartilhamento de espectro entre Wi-Fi e LTE-U é viável, afirma entidade setorial

Espectro eletromagnético, radiofrequência, frequência

A entidade setorial Wi-Fi Alliance anunciou ter completado o plano de testes que demonstra a coexistência entre o Wi-Fi e o 4G com espectro não licenciado, o LTE-U. A aliança afirma que a documentação foi resultado de um esforço entre indústrias e longas pesquisas, discussões e testes "envolvendo dúzias de companhias" de ambas as comunidades das respectivas tecnologias. Com isso, a ideia é mostrar à indústria que a convivência pode ser pacífica mesmo compartilhando espectro, encorajando fornecedores e operadoras a usar o planejamento para implantar a infraestrutura da rede móvel.

Entre as frequências não licenciadas utilizadas nos testes, estão as de U-NII-1 (5.150 MHz a 5.250 MHz) e a U-NII-3 (5.725 MHz a 5.825 MHz). Os procedimentos utilizam tanto canais de 20 MHz de banda para Wi-Fi quanto de 40 MHz (com 802.11ac) para efeitos comparativos com o canal de 40 MHz do LTE-U. O documento técnico, cujo primeiro rascunho foi completado em fevereiro, foi disponibilizado na versão final na quarta-feira, 21. Ele pode ser obtido clicando aqui.

Notícias relacionadas

Os testes foram feitos com princípios acordados, como manter a experiência de conectividade típica do Wi-Fi e a definição clara da implantação justa, segundo a aliança. Em comunicado, o presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa, disse que a solução interindustrial foi uma tarefa "difícil e sem precedentes, e o resultado vai ajudar a garantir que bilhões de pessoas que contam com o Wi-Fi todos os dias vão continuar a se beneficiar da mesma grande experiência de uso da qual usufruem por mais de 15 anos".

Com a documentação do planejamento, a ideia é que fornecedores possam testar seus equipamentos de LTE-U de forma apropriada. A aliança se qualifica como um laboratório de testes independente para que o processo possa começar imediatamente.

Vale lembrar que não é o único caso de utilização de espectro não licenciado de forma complementar ao LTE. Em fevereiro, durante a Mobile World Congress, o próprio Figueroa anunciou testes para verificar a viabilidade do acesso assistido licenciado (LAA), que também utiliza a faixa de 5 GHz e usa o recurso "ouça antes de falar" (LBT, na sigla em inglês). Essa função ajusta dinamicamente o uso da frequência sem invadir bandas que estejam sendo usadas, embora nem todos os países contem com regulação permitindo o uso. À época, o CEO da Wi-Fi Alliance disse que os testes estavam sendo conduzidos com a associação norte-americana de cabo e telecomunicações (NCTA) e operadoras para garantir o funcionamento correto das duas tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!