Publicidade
Início Newsletter Propostas para novo modelo de concessão saem em 120 dias, afirma Martinhão

Propostas para novo modelo de concessão saem em 120 dias, afirma Martinhão

O Ministério das Comunicações deve formalizar nos próximos dias a criação de um grupo de trabalho para propor alterações ao atual modelo de concessão de telecomunicações, no prazo máximo de 120 dias. Segundo o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, a expectativa é de que até o final deste ano as opções e os instrumentos necessários deverão ser apresentados ao ministro Ricardo Berzoini.

O grupo será composto apenas por técnicos do Minicom e da Anatel e deverá aproveitar os debates realizados até agora. Martinhão disse que, ao longo da discussão, serão promovidas consultas e audiências públicas para ouvir a sociedade, além de convites a empresários do setor e academia para auxiliar no debate. Outros órgãos do governo podem ser convidados, mas em princípio a discussão não se mistura com outras iniciativas similares em curso em outros órgãos do governo, como Fazenda e Planejamento, que também estudam formas de “destravar” os investimentos em telecomunicações por meio de reformas regulatórias.

Para Martinhão, que participou nesta terça-feira, 22, de evento organizado pela Momento Editorial que discutiu o modelo  concessão, as mudanças propostas devem envolver o Congresso Nacional, seja para alterar a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) ou para validar as normas infralegais para alteração do modelo, a depender da opção que será adotada. A decisão final, imagina Martinhão, ocorrerá durante o primeiro semestre de 2016.

Notícias relacionadas

Martinhão ressaltou que o grupo de trabalho não tratará da revisão dos contratos de concessão, que deverá estar decidida até, no máximo, março de 2016. “A proposta de alteração do PGMU [Plano Geral de Metas de Universalização] é tarefa unicamente da Anatel”, afirmou. Este noticiário apurou que o Minicom espera receber ainda em outubro a minuta de alteração do PGMU para começar a sua análise, já que a alteração depende de decreto. Vale lembrar que o conselho consultivo da Anatel também precisa, obrigatoriamente, avaliar o novo PGMU. Há dúvidas se a Anatel fará uma nova consulta pública com a proposta consolidada ou não, já que a consulta realizada até aqui sobre a revisão dos contratos foi principiológica, mas não sobre um texto consolidado.

Licença única

Em debates anteriores, a Anatel já havia deixado transparecer a tendência de adotar uma licença única para a prestação de todos os serviços, inclusive para telefonia fixa. Mas outras modelagens também estão em estudo, como o uso de modelos híbridos; rede de transporte em regime público e a rede de acesso em regime privado. Martinhão acredita que as alterações propostas devem levar em consideração que a LGT foi um modelo vitorioso e precisa ser substituída por uma norma de igual valor. A LGT não pode ser alterada por Medida Provisória.

O modelo também deve trazer propostas de alterações para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), em um ambiente sem regime público. “A mudança é urgente e é uma das formas para destravar investimentos do setor”, disse.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), por sua vez, disse que apesar de antiga, a LGT não serviu de empecilho para que outros serviços fossem regulados pela Anatel. Para ele, qualquer mudança deve ser precedida de um entendimento sobre o que se quer mudar e onde se pretende chegar. Ele discorda da alteração apenas para resolver as polêmicas sobre bens reversíveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile