De olho no mercado de aplicações de nuvem no que chama de estratégia de rede híbrida, a Orange Business Service lançou nesta segunda, 22, a plataforma Business VPN Internet, destinada a acessos corporativos de empresas multinacionais. A ideia é proporcionar acesso de forma segura, mas mantendo a latência e a velocidade e priorizando tráfego crítico por meio de ferramentas de melhora de desempenho.
Esse ganho, batizado de Network Boost, é proporcionado com parceiros, como as companhias de tecnologia Ipanema e Riverbed, além de contar com serviços da rede de entrega de conteúdo (CDN) da Akamai no mundo. A plataforma da companhia promete ainda geolocalização, que permite acessar conteúdo da Internet como se fosse acesso local mesmo utilizando o recurso de VPN, priorização de aplicações com Internet Class of Serivce (CoS) e personalização de firewall virtual para implantação de políticas de segurança global.
O lançamento visa também preencher um gargalo no mercado corporativo. "A transformação digital está impactando as redes corporativas, todo mundo que ser beneficiar da economia de escala da Internet", diz o vice-presidente sênior da Orange Business Services, Didier Duriez. "Fizemos a pergunta específica de serviços de rede sobre quais as prioridades de investimento: (a resposta foi) o foco em rede baseado em serviços de cloud para melhorar a performance de aplicações", disse o gerente de marketing global de soluções de rede da Orange, Andrew McFadzen.
A companha alega que se trata de uma nova abordagem, permitindo fazer o offload do tráfego de maneira seguro, dedicado e com SLAs. O serviço se vale de uma rede de 15 gateways distribuídos pelo mundo, incluindo um no Brasil, em São Paulo. E de acordo com McFadzen, há planos de expansão. "Estamos vendo o negócio para esse produto, e estamos vendo as localizações principais, procurando ter uma boa cobertura. Acho que, com o produto chegando na maturidade, vamos poder monitorar onde eles (os clientes) querem acessar a Internet, aonde o tráfego vai, e assim poderemos fazer melhor", disse o gerente de marketing.
A companhia espera com o Business VPN Internet obter, principalmente, uma oportunidade de negócios com as empresas multinacionais que possuem acesso nos mercados onde a Orange provê conectividade (e oferecendo peering para os acessos). "Em mercados onde somos desafiadores, em mercados internacionais, acho que a abordagem vai nos permitir ganhar alguns novos clientes. Achamos, sim, que isso é uma maneira de aumentar receita", declara McFadzen.