A TIM dá início neste fim de semana à campanha de lançamento de seu mais novo serviço: o TIM Casa ? um plano que faz de uma área qualquer escolhida pelo assinante TIM sua "home zone" para fazer ligações para telefones fixos a um preço mais próximo do custo das ligações fixo-fixo. O diretor de marketing da operadora, Marco Lopes, explica que o TIM Casa é um plano complementar aos planos de minutos já oferecidos pela tele. Será uma nova fonte de receita e a tendência é de que os usuários passem a usar mais a rede móvel para chamar telefones fixos.
?Estamos trazendo uma oferta competitiva para chamadas destinadas a telefones fixos, queremos buscar mais tráfego para a nossa rede e ampliar nossa participação no tráfego total de telefonia?, afima Lopes. O TIM Casa deverá elevar o tráfego, é uma nova fonte de receita e, de quebra, ainda poderá aumentar a fidelização dos clientes da tele.
O serviço pode ser utilizado por todos os assinantes e independe do tipo de handset do cliente. Por mais R$ 29,90 mensais, os usuários pós-pagos poderão utilizar até 200 minutos em chamadas para telefones fixos dentro da área da estação radiobase (ERB) cadastrada como Casa. Os assinantes pré-pagos terão até 100 minutos por R$ 19,90 descontados automaticamente do saldo de créditos.
Estratégia
Do planejamento e desenvolvimento técnico ao intenso processo de testes internos, a TIM levou menos de quatro meses para o lançamento comercial do produto. ?Nós nos impusemos uma velocidade grande porque quanto mais demorássemos, maior o risco de o novo serviço vazar. Era um objetivo estratégico e queríamos sair na frente para aproveitar a forte tendência de substituição do telefone fixo pelo móvel?, conta o diretor de marketing. Ele lembra que, de acordo com pesquisa da PNAD divulgada no início deste mês, a telefonia móvel cresceu três vezes mais que a fixa desde 2001 e que, em 2005, 23,6% dos lares tinham celulares e não possuíam telefones fixos. Lopes não pode divulgar números, limitando-se a dizer que ?hoje a TIM já tem uma faixa significativa de usuários que não têm telefone fixo em casa?. Mas, tomando como base a PNAD e, como a TIM opera em todo o Brasil, essa faixa pode atingir cerca de 20% de seus usuários.
Rentabilidade
A estratégia do TIM Casa é apenas mais uma fonte de novas receitas em que a TIM vem trabalhando. A operadora vem conseguindo bom desempenho com serviços de dados (SVA) para aumentar a receita média por usuário (ARPU) em sua base. Marco Lopes avalia que a inovação com lançamentos de novos produtos e a atenção ao cliente tem conseguido dar a operadora um bom equilíbrio entre crescimento da base e da rentabilidade da empresa. ?Crescemos mais de 10% nos primeiros seis meses do ano em número de usuários e com cliente de maior rentabilidade?, pontua.
Segundo o diretor de marketing, a receita de SVA da TIM cresceu 72% entre os meses de junho de 2005 e de 2006, passando a representar 8,9% da receita bruta de serviços. ?O SMS ainda é o carro-chefe, com 38% de crescimento no número de usuários, mas os outros serviços estão crescendo. Os serviços Fototorpedo, Videotorpedo e MMS tiveram um crescimento anual de 156% em relação a junho de 2005 e o tráfego de dados, que inclui a navegação em WAP e a conexão para notebooks, cresceu 345%?.
Lopes credita esse crescimento à maior quantidade de aparelhos habilitados para essas funcionalidades, que hoje representam mais de 55% da base da TIM, e às campanhas promocionais que a operadora tem feito para estimular os serviços de dados.