Telemar e Oi demonstram serviços do futuro

Telefones fixos com câmera e capacidade de transmitir fotos; televisão com serviço de vídeo sob demanda; porta-retrato digital; telefone híbrido fixo/móvel: esses são apenas alguns dos mais de 30 serviços e produtos apresentados na ?Casa do Futuro?, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma iniciativa liderada pela Telemar e Oi, em parceria com Alcatel, Motorola, Nokia e Thomson, para demonstrar ao consumidor final algumas das novidades que vêm por aí no setor de telecomunicações. A Casa do Futuro ficará exposta durante dois meses e meio, para convidados, e depois será apresentada em outras localidades. Os principais destaques são:

a) SMS e MMS no telefone fixo: A Oi comprou uma plataforma da Daruma para a oferta de mensagens de texto em telefones fixos. O serviço estará disponível até o fim do ano e o preço por SMS será próximo àquele cobrado hoje de mensagens originadas em telefones móveis. Os fornecedores dos terminais ainda não foram definidos. As mensagens multimídia (MMS) em telefone fixo, por sua vez, deverão ser implementadas comercialmente apenas em 2005.

b) Telefone híbrido fixo/móvel: Até o final do ano a Oi lançará um telefone que trabalha com duas linhas: uma fixa e outra móvel. O aparelho, que é fabricado pela Sendo, reconhece quando é usado dentro ou fora da casa do cliente, através da comunicação via Bluetooth com uma base fabricada pela Alcatel. Assim, é possível cobrar tarifas fixas quando o assinante está em casa e tarifas de telefonia celular quando está fora. O preço do terminal será similar àquele de um telefone sem fio.

Notícias relacionadas

c) Monitoramento da casa: Através de sensores instalados na entrada da casa, o usuário é avisado por SMS ou e-mail quando a porta é aberta. Além disto, uma câmera fotografa quem entrou na casa e envia a imagem por MMS ao cliente. Também é possível programar para que as luzes acendam-se quando o dono entrar em sua residência. Essa solução de monitoramento foi desenvolvida pela Motorola e já está disponível no mercado nacional. Ela será oferecida pela Oi à sua base de clientes em breve.

d) Gerenciamento da casa: Com o telefone celular é possível, via WAP, ligar e desligar as luzes, abrir um portão, controlar a TV e o som. A solução foi desenvolvida pela Nokia em parceria com a 3WT e será oferecida muito em breve aos usuários da Oi.

e) Vídeo sob demanda: Na ?Casa do Futuro? foi demonstrado o serviço de comprar vídeos diretamente pela TV. A transmissão de dados é feita por um computador acoplado à TV com acesso Velox (serviço de ADSL da Telemar). Não há previsão de lançamento, mas a Telemar já está negociando parcerias para a oferta de filmes.

f) Porta-retrato digital: Trata-se de um porta-retrato criado pela Nokia que exibe fotos digitais nele armazenadas. As fotos são transmitidas para a memória do porta-retrato através de infra-vermelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!