Analistas temem incertezas em relação às teles

O desempenho futuro de telecomunicações nas bolsas não tem entusiasmado nem mesmo alguns dos mais destacados analistas do setor. Não exatamente pelos números dos próximos balanços ou riscos regulatórios. ?A questão é a extrema dificuldade de convencer os investidores de que não continuarão perdendo no processo de consolidação dos principais grupos?, disse a TELETIME News um analista-chefe de uma das corretoras mais atuantes em telecomunicação. Note que apesar de não haver qualquer desastre econômico ou financeiro à vista, o Índice de Telecomunicações (ITEL) nunca alcança o Ibovespa. No mês de setembro, enquanto o Ibovespa subiu 1,43%, o ITEL caiu 0,48%. No ano, o Ibovespa acumula alta de 3,9% enquanto o ITEL amarga desvalorização de 4,5%.

Situação não é má

De fato, ainda que não haja exatamente entusiasmo com os próximos balanços, a situação não é ruim. No caso da telefonia fixa, não melhora a expansão das linhas, mas há ganhos de curto e médio prazo derivados do aumento de tarifas. E há ganhos financeiros derivados da apreciação do real, que produz uma imediata redução das dívidas em moeda estrangeira.

Notícias relacionadas
O analista do BBVA, Jeffrey Noble, escreve em seu relatório desta semana que o front regulatório parece especialmente tranqüilo em 2005 no capítulo tarifário. E mais: cita o comportamento low profile e construtivo do presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller, e do ministro das Comunicações, Eunício de Oliveira, "o que reforça nossa confiança no ambiente regulatório". O que estaria, então, desanimando o mercado? São três os fatores citados pelos profissionais ouvidos por TELETIME News:

1) Incertezas sobre as consolidações: no momento, ainda estão em aberto os processos da Vivo, da TIM e não se tem clareza sobre a estratégia da Telemig Celular, da Tele Norte Celular e da Brasil Telecom. Também não se sabe como a Telmex atuará no Brasil em relação à Embratel. Há quem cite, por exemplo, como hipótese, a possibilidade de aquisição dos ativos da Claro pela Embratel.

2) O histórico da sorte dos acionistas minoritários não tem sido bom.

3) Incertezas sobre o impacto das novas tecnologias sobre o setor, especialmente VoIP.

A conseqüência dessa falta de entusiasmo, segundo esses analistas, é a crescente redução da participação de empresas de telecomunicações nas carteiras teóricas das corretoras. O que pode resultar, futuramente, em queda de liquidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!