Congresso da Abert aponta necessidade de integração entre TVs, Internet e 5G

A convergência tecnológica em favor da radiodifusão foi tema abordado pelo presidente e CEO da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, durante apresentação no 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, nesta quarta-feira, 22. Segundo o executivo, é fundamental que o setor de radiodifusão acredite no ambiente virtual, para capitalizar um novo modelo de negócios.

"Nós somos a fonte mais confiável de notícias. Nosso caminho é mais conectado e mais integrado do que nunca", ressaltou o presidente da NAB. "Temos que entregar nosso conteúdo do jeito que os consumidores querem no futuro. É importante que nós sempre lembremos que o principal propósito da radiodifusão é que servir comunidades locais, ajudando em desastres naturais. Tudo entregue de forma gratuita", afirmou.

5G

Notícias relacionadas

No que se refere à relação da radiodifusão com a Internet, especialmente com ampliação da capacidade e velocidade com a chegada do 5G, Smith destacou que os nos Estados Unidos o radiodifusores enxergam a nova geração como uma oportunidade. O argumento é que "a próxima geração de TV americana será suportada pelo 5G e a evolução da Internet".

O americano Jerald Fritz vice-presidente executivo de Assuntos Legais e Estratégicos da ONE Media 3.0, reforçou a tese ao chamar a atenção do público para a utilização de novas tecnologias no dia a dia das emissoras de rádio e TV. "Os radiodifusores precisam acordar e investir em novas tecnologias. Isso significa novas forma de ganhar dinheiro. Nunca, em 50 anos de atividade, vi nada perto da capacidade dessas novas tecnologias. O público jovem está consumindo mídia em seus celulares o tempo todo. Se os radiodifusores não abraçarem essas novas plataformas mobile, vamos perder essa nova geração no futuro", ressaltou Fritz.

Padrão novo e IoT

Em sua apresentação, Jerald Fritz mostrou as oportunidades disponíveis para as TVs com o surgimento do padrão tecnológico ATSC 3.0, que hoje está em teste nos Estados Unidos com a participação de emissoras brasileiras. O padrão é uma nova geração da TV, que deve entrar em operação comercial nos Estados Unidos até o ano 2020. A transmissão continua do mesmo formato, mas o padrão suporta múltiplas plataformas trabalhando simultaneamente, o que gera novas oportunidades de negócios e serviços.

"Podemos ter diferentes publicidades e serviços ao mesmo tempo para diferentes audiências. Ainda é possível ter dados e informações em tempo real, integrando plataformas mobile e fixas e de forma gratuita", afirmou Fritz. O executivo afirmou, ainda, que os recursos da plataforma permitem um zoneamento geográfico único de programação, publicidade direcionada e serviços de dados, proporcionando a oferta de novos produtos, como aplicações em Internet das Coisas (IoT) e informações de emergência aprimoradas.

O executivo lembrou que no Brasil, o padrão adotado é o ISDB-T. No entanto comentou que a nova geração de TV americana pode ser adaptável em qualquer país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!