Bernardo: "Há uma resistência enorme das empresas em compartilhar rede"

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou o baixo compartilhamento de redes entre as operadoras móveis brasileiras, em palestra durante o IQ 2012, evento organizado pela Qualcomm em São Paulo, nesta quarta-feira, 12. "Há uma resistência enorme das empresas em compartilhar redes. Elas querem ficar sozinhas (com suas antenas) e, de preferência, compartilhar a rede do vizinho", disse.

Notícias relacionadas
Em seguida, Bernardo mencionou o esforço do governo em criar uma lei federal para organizar a instalação de antenas. A minuta do decreto com as condições especiais sobre direito de passagem em dutos e postes foi enviado recentemente pelo ministério para a Casa Civil.

A fala de Bernardo responde a uma colocação feita pelo presidente da Oi, Francisco Valim, que afirmou recentemente, durante a coletiva sobre o balanço do segundo trimestre, que era mais caro compartilhar rede existente do que instalar antenas novas. Para novas antenas, disse Valim, ai sim valeria a pena compartilhar. Mas a Oi não é a única. A Vivo também tem se mostrado pouco propensa a compartilhar infraestrutura além do que já fez. Justamente por ter sido a primeira a fazer investimentos em muitas das cidades pequenas, como parte do plano de atingir a cobertura de cerca de 2,8 mil cidades com 3G, a operadora acredita que esse esforço deve ser um diferencial competitivo, pelo menos por um tempo.

No mesmo evento da Qualcomm, representantes de outras teles ressaltaram seus esforços em compartilhamento já realizados. O CEO da Vivo, Paulo Cesar Teixeira, disse que 77% dos seus sites já são compartilhados. Na TIM, essa proporção é de 40%, de acordo com seu CMO, Roger Solé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!