A Vivo acaba de anunciar ao mercado nesta segunda-feira, 22, a aquisição da IPNet, uma empresa especializada em cloud e integradora de serviços ofertados pelo Google, por até R$ 230 milhões.
A transação está condicionada ao cumprimento de métricas operacionais e financeiras acordadas entre as partes, e depende de aprovação do Cade. O negócio foi fechado pela Telefônica Cloud Brasil (TCloud), companhia controlada pela Telefônica Brasil (50,01%) e Telefónica Tech (49,99%).
A IPNet trabalha com a revenda de softwares e sistemas como Google Workspace e Google Cloud Plataform, além da prestação de serviços profissionais e gerenciados para adaptação, migração e suporte relacionados. Em 20 anos atuando na transformação digital de diferentes companhias, construiu uma carteira com 1,4 mil clientes, entre eles SulAmérica e Grupo Soma.
Dessa forma, a empresa registrou receita líquida de R$ 218 milhões no ano passado, crescimento anual de 35%. Tem, ainda, 260 colaboradores especializados, sendo que 140 deles são certificados pelo Google.
Expansão do portfólio
Para a Vivo, a transação é importante para a expansão do portfólio de produtos da TCloud, fortalecendo seus serviços profissionais e gerenciados. O movimento ainda reforça o ecossistema digital da companhia no B2B – uma área que tem crescido cada vez mais, com R$ 3,47 bilhões em receitas no período de 12 meses até março.
"Essa união consolida a Vivo como referência em integração de tecnologias e expande o nosso ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros globais. Queremos contribuir com o processo de digitalização das empresas e, assim, viabilizar diferentes modelos de negócio, acelerar o time-to-market de novos produtos e soluções, além de contribuir para a redução dos custos operacionais, ganho de eficiência e melhor alocação de investimentos dos nossos clientes", diz o vice-presidente de negócios da Vivo, Alex Salgado.
Hoje, os serviços digitais B2B somaram 31% da receita corporativa da Vivo (ainda composta majoritariamente por receitas de telecom tradicionais) no período, e 6,6% da receita total da tele.
"Nossa reputação e reconhecida experiência no mercado como integrador de tecnologia, aliada à força da marca e de vendas da Vivo, pode nos colocar na linha de frente como principal parceiro tecnológico das empresas em seus processos de transformação digital", afirma o CEO da IPNET, Fábio Carneiro, em nota.