Telcomp diz que proposta da Claro, TIM e Vivo pela Oi Móvel afeta leilão do 5G

Foto: analogicus/Pixabay

A Telcomp entende que uma eventual venda da Oi Móvel para a Claro, TIM e Vivo seria uma "ameaça à competitividade". Em comunicado enviado nesta quarta-feira, 22, a associação brasileira das prestadoras de serviços de telecomunicações competitivas destaca que o movimento, com cláusula de cobertura para cobrir demais ofertas, também afasta a competição mesmo no momento da compra. Diz ainda que regras do leilão de 5G da Anatel "precisam ser completamente revistas à luz do novo contexto". 

Confira o comunicado da Telcomp abaixo na íntegra:

  • Na última sexta-feira (17/7), os três grandes grupos de Telecom do país informaram ao mercado que fizeram oferta vinculante para aquisição dos ativos móveis da Oi, em recuperação judicial. Esta proposta conjunta teria clausula que permite a cobertura de lances de outros proponentes, afastando a competição também pela compra do ativo.
  • As autoridades sempre se preocuparam mais com a saúde financeira dos grandes grupos do que com a competição no setor.
  • O anúncio de 17 de julho informa também que a Oi recebeu outra proposta além da dos três grupos. Cabe agora à Anatel e à Defesa da Concorrência estabelecerem condicionantes para dar alguma chance ao proponente alternativo e tentar evitar a o agravamento da concentração de mercado.
  • A aquisição pelos grandes grupos deve ser precedida de imposição de condicionantes rigorosos e abrangentes. 
  • As regras do Leilão 5G, entre outros processos, precisam ser completamente reavaliados à luz do novo contexto.
  • A concentração de benefícios concedidos aos grandes grupos levará à destruição da competição nas telecomunicações que só agora ganha corpo e mostra o potencial que tem para gerar benefícios ao país.
  • As Operadoras Competitivas e provedores regionais detêm a liderança de mercado de banda larga fixa e lideram a implantação de conexões com fibra óptica de última geração, em todo o país.
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!