Bolsonaro cria novo comitê de governança digital e segurança da informação

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22, o decreto 10.433/2020, que cria o Comitê de Governança Digital e Segurança da Informação da Presidência e vice-presidência da República. O decreto publicado nesta quarta-feira, 22, no DOU, revoga o decreto 10.159/2020, publicado em dezembro do ano passado, que criava o mesmo Comitê de Governança Digital. A diferença é que no texto publicado nesta quarta, foi agregada a responsabilidade da política de segurança da informação ao colegiado.

O comitê será responsável por desenvolver e monitorar políticas e diretrizes estratégicas relativas à governança de tecnologia da informação e comunicação das duas estruturas do Poder Executivo. Dentre as atribuições do comitê, está aprovar o Plano de Transformação Digital e o Plano de Dados Abertos da Presidência da República e da Vice-Presidência.

O leilão de 5G é tido como um elemento estratégico para o governo, que já deixou claro que promoverá o certame de acordo com política externa, segurança da informação e soberania nacional, ainda que na prática isso seja reflexo da pressão dos Estados Unidos contra a adoção de fabricantes chineses, como a Huawei. De qualquer forma, o Ministério das Comunicações já dá como certa uma decisão apenas em 2021.

Notícias relacionadas

Formação

O comitê criado com o decreto desta quarta-feira é formado somente por representantes de governo, com reuniões bimestrais e a presidência do colegiado ficará sob responsabilidade do Secretário-Executivo da Presidência da República. Fica também o comitê autorizado a criar grupos e subgrupos para discutir e detalhar propostas que serão apreciadas pelos membros do colegiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!