América Móvil e Telefónica em quinto e sexto lugares no ranking mundial de teles móveis

A Ovum publicou uma atualização do seu ranking mundial de operadoras móveis, elaborado com base na quantidade de assinantes de cada grupo internacionalmente ao fim do primeiro trimestre de 2015. A liderança continua com a China Mobile, que somava 633 milhões de assinantes ao fim de março, seguida pela Vodafone, com 408 milhões, e pela indiana Bharti Airtel, com 314 milhões. A operadora indiana pela primeira vez superou a chinesa China Unicom, que caiu do terceiro para o quarto lugar, com 299 milhões de usuários móveis. Em seguida vêm dois grupos que atuam fortemente na América Latina: a América Móvil e a Telefónica, cada uma com um pouco menos de 300 milhões (veja gráfico abaixo).

Notícias relacionadas
Os números somam os assinantes de cada grupo em todos os países onde atuam. Enquanto a líder China Mobile opera somente em sua terra natal, a Vodafone está presente em diversos mercados da Europa, da Ásia e da África. A Bharti Airtel, por sua vez, tem operações em 20 países da Ásia e da África.

Fusões e aquisições

O relatório da Ovum, batizado como "World cellular investors database", acompanha também o histórico de fusões e aquisições no mercado de operadoras móveis ao redor do mundo. A quantidade vem diminuindo gradativamente. Em 2007, quando a empresa começou esse acompanhamento, houve 67 fusões em aquisições. Em 2014, apenas 21. As explicações estão na maturidade do mercado e no aumento da sua competitividade: margens mais baixas deixam menos dinheiro com os investidores para estes aplicarem em aquisições. Além disso, o investimento em atualização de redes, especialmente 4G, também contribui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!