Orange e T-Mobile criam joint-venture de redes móveis na Polônia

O compartilhamento de infraestrutura móvel ganha cada vez mais força na Europa. A francesa Orange e a alemã T-Mobile anunciaram a criação de uma joint-venture para unir suas redes celulares na Polônia, seguindo caminho parecido com o que trilharam no Reino Unido, onde fundaram juntas a Everything Everywhere. A T-Mobile é dona de 100% da operadora Polska Telefonia Cyfrowa, enquanto a Orange Poland pertence à concessionária fixa Telekomunikacja Polska, que é controlada pela France Telecom, dona da Orange. A joint-venture de infraestrutura foi batizada de NetworkS e terá controle compartilhado, com 50% para cada grupo.
A NetworkS terá ao todo 10 mil ERBs, número que consiste na soma das redes da Polska Telefonia Cyfrowa (7 mil ERBs) e da Orange Poland (6,4 mil ERBs), excluindo-se 3,4 mil ERBs redundantes. O primeiro passo consistirá na racionalização da rede. Depois disso, será iniciada uma expansão conjunta. A expectativa é de que o Capex e o Opex das duas operadoras sejam reduzidos em 29% nos três primeiros anos da parceria.
Análise

Notícias relacionadas
O compartilhamento de rede entre Orange e T-Mobile na Europa é um sinal de que os velhos tempos de competição por cobertura estão ficando para trás. A diferenciação das teles se dará cada vez mais na qualidade e na inovação dos serviços prestados. É também um sinal da necessidade de reduzir custos, especialmente em mercados saturados como o europeu.
No Brasil, as operadoras costumam dividir sites e torres, mas ainda estão longe de montar joint-ventures de infraestrutura. Por aqui, a cobertura 3G, por exemplo, ainda é tida como diferencial competitivo, haja vista as campanhas de marketing da Vivo, que possui a maior rede com essa tecnologia. Por outro lado, o lançamento das primeiras operadoras virtuais (MVNOs) este ano no País pode servir como ponto de partida para que as teles brasileiras reavaliem seus dogmas sobre compartilhamento de redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!