Especialistas defendem transparência contra fake news e criticam PL 2.630

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 21, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, jornalistas, pesquisadores e ativistas digitais defenderam a transparência em plataformas digitais como os melhores meios de combater a desinformação em mídias sociais. O tema da desinformação (fake news) foi discutido na casa legislativa a pedido do deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), relator do PL 2.630/2020, o "PL das Fake News".

Os especialistas apontaram para as dificuldades na moderação de conteúdo e veem problemas na redação do projeto de lei 2.630/2020, do Senado Federal. O principal temor é que as medidas para punir a disseminação de notícias falsas levem à censura e ameacem a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.

O deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), relator da matéria, recomendou cautela e cuidado para debater o tema. "Ninguém aqui quer elaborar um projeto de lei que possa criar censura e restringir a comunicação. Não imagino que seja este o interesse dos autores do projeto nem de quem defenda o projeto", ponderou.

Notícias relacionadas

Paulo Ganime sugeriu que o debate sobre o PL 2.630/20 seja aprofundado na Câmara dos Deputados e leve em conta as inciativas de outros países contra desinformação. "Este PL passou muito rápido pelo Senado Federal e a gente não precisa ter a mesma velocidade na Câmara dos Deputados, para se aprofundar no debate", propôs.

Comissão especial

No começo do mês de junho, despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou uma Comissão Especial para discutir o PL 2.630/2020 (PL das Fake News). Dessa forma, o texto deixará de tramitar pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em vez disso, ele será discutido em uma comissão específica e temporária.

Há dúvidas se o atual relator, deputado Paulo Ganime continue como relator. Ao TELETIME, o parlamentar disse que pretende compor a comissão especial e que fará conversas para continuar como relator da matéria.

(Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!