Anatel aprova mudança de controle da Viacabo; fundador da Nutec é o novo acionista

O conselho diretor da Anatel aprovou no último dia 11 de junho, após 14 meses de análise, o pedido de anuência prévia para a transferência de controle da operadora de TV a cabo Viacabo. O ato foi publicado no Diário Oficial do dia 17, na semana passada. A Viacabo, até então controlada pela Adelphia e por sócios brasileiros, opera nas cidades de Brusque e Itajaí, no Estado de Santa Catarina; Campos dos Goytacazes e Macaé, no Estado do Rio de Janeiro; Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e Serra, no Estado do Espírito Santo; Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul; Pelotas e Rio Grande, ambas no Estado do Rio Grande do Sul; Rondonópolis, no Estado do Mato Grosso; Teófilo Otoni e Varginha, no Estado de Minas Gerais; e Porto Velho, no Estado de Rondônia. A empresa compradora, a Blue Telecom One, é liderada pelo empresário Marcelo Lacerda.
Trata-se de um dos mais importantes empresários do setor de Internet no Brasil. Fundador da Nutec no final da década de 80, Lacerda criou a Nutecnet em 1995, provedor de acesso que em seguida teve parte de seu capital vendido para a RBS, formando o ZAZ, que depois foi vendido para a Telefônica, criando o atual portal Terra, onde Lacerda permaneceu até 2002. Outra mudança na Viacabo é a entrada de Silvia de Jesus, ex-vice-presidente de Internet e inovação do grupo RBS, que além de sócia minoritária, presidirá a empresa. Silvia já vem há mais de um ano acompanhando as atividades da Viacabo e se inteirando do mercado de TV por assinatura.
Amigos

Notícias relacionadas
Em entrevista à revista Exame no começo desse mês, Marcelo Lacerda revelou ainda que entre os sócios no negócio estão Sérgio Pretto, seu parceiro desde os tempos de Nutec; Francisco Valim, ex-presidente da Net Serviços e atualmente CEO da Experian, controladora da Serasa Experian no Brasil; e Pedro Parente, ex-ministro da Casa Civil e ex-vice-presidente executivo da RBS. Segundo Lacerda, a estratégia da empresa é chegar a 50 cidades e um milhão de clientes, o que acontecerá por novas aquisições e disputa de licenças em novas cidades. O foco será, obviamente, o acesso banda larga combinado com o serviço de TV por assinatura.
A Viacabo surgiu de uma das primeiras operadoras de TV a cabo brasileiras, a STV, que operava em Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no começo dos anos 90. Alguns anos depois, a operadora norte-americana Adelphia Cable tornou-se sócia da operação, e nas licitações de 1998 a operadora expandiu sua área de atuação para as 14 cidades atuais. Com a falência da Adelphia nos EUA, os sócios, inclusive o presidente e controladora da empresa, Paulo Cezar Martins, passaram a buscar alternativas de compradores. As negociações com o grupo liderado por Marcelo Lacerda começaram há mais de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!