Claro comprará nova plataforma de gerenciamento de terminais

A Claro está analisando propostas enviadas por diversos fornecedores para adquirir uma nova plataforma de gerenciamento de terminais (DM, na sigla em inglês). A RFP (request for proposal) foi lançada em março e o resultado é esperado para o quarto trimestre. A Claro confirma a realização da RFP, mas diz não ter uma data prevista para o anúncio do vencedor. Segundo fontes do mercado, pelo menos quatro grandes grupos enviaram propostas para a operadora: Ericsson, Gemalto, HP e SmartTrust.
A Claro já possui uma plataforma de gerenciamento de terminais, mas pretende adquirir uma de última geração, conhecida como OMA DM. Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de handsets capaz de estabelecer uma comunicação bidirecional com o aparelho do usuário, tornando mais fácil a sua configuração à distância. Essa comunicação só é possível porque os modelos mais novos de celulares saem de fábrica com um software pré-carregado, um "client", para essa função. Estima-se que atualmente 14% da base de terminais da América Latina já sejam capazes de dialogar com plataformas OMA DM. Por enquanto, não se tem notícia de nenhuma operadora brasileira que tenha instalado uma plataforma OMA DM. Possivelmente, a Claro será a primeira.
Plataformas de gerenciamento de terminais são essenciais para que as operadoras consigam configurar remotamente os celulares de seus assinantes, habilitando-os para enviar e receber MMS, acessar a internet pelo servidor da operadora etc. Em tempos de portabilidade numérica e de venda de simcards avulsos, é cada vez mais comum um assinante trocar de operadora e manter seu antigo aparelho, que está configurado para os serviços de outra tele.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!