Governo brasileiro sinaliza com luz verde para japoneses

As informações, de fontes próximas aos negociadores do padrão japonês de TV digital, ainda não estão confirmadas oficialmente, mas tudo indica que o governo brasileiro teria sinalizado nesta quinta, 22, ao governo do Japão, que os termos do acordo para a adoção do ISDB-T, com incorporações de inovações pesquisadas pelas instituições brasileiras, teriam sido aprovados. Ou seja, a negociação estaria concluída nessa primeira etapa. Fontes do governo brasileiro confirmam apenas que as conversas estão avançadas e que os indicativos são positivos, mas que ainda não há definição.
Com isso, a expectativa é que se confirme, já na semana que vem, a celebração do acordo com a vinda do ministro das Comunicações do Japão ao Brasil. Há uma lista de inovações sobre as implementações que serão agregadas ao ISDB, mas não detalhes e especificações, porque isso precisará ser elaborado posteriormente. A dúvida que fica é se o governo soltará um decreto anunciando apenas a modulação a ser utilizada, ou se anunciará a adoção do ISDB-T completo, vitaminado com inovações pedidas pelo Brasil, criando-se assim o padrão "nipo-brasileiro".
No primeiro caso, com a adoção apenas da modulação japonesa, os japoneses teriam menos responsabilidades no desenvolvimento.

Notícias relacionadas
No segundo caso, fechando com o padrão completo, os japoneses ficariam mais amarrados a desenvolver as inovações pedidas pelo Brasil. Os radiodifusores chegaram a sugerir para a Casa Civil na reunião realizada na quarta, 21, a segunda hipótese, ou seja, deixar explícito que o padrão brasileiro de TV digital será o ISDB-T, com inovações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!