Surf Telecom quer que Anatel dê 'vantagem' para pequenos no leilão de 5G

Instalação de uma das primeiras antenas da Surf Telecom, na periferia de São Paulo

A granularidade para os pequenos provedores no leilão de 5G ainda é incerta, mas uma saída poderia ser a aglutinação dessas empresas para a participação no certame. Além disso, para o VP de wholesale da operadora Surf Telecom, Alexandre Pieroni, a Anatel deveria aplicar a assimetria para os prestadores de pequeno porte (PPPs), colocando preferência em lotes regionais. 

"Isso é sim dar vantagem para o pequeno", declarou ele durante evento ao vivo realizado nesta sexta, 22, pelo site Tele.Síntese. "Para a gente, faz sentido que tenha assimetria (…) e uma preferência, com licença da palavra, para o provedor. Se ele não tiver frequência na área de atuação, deveria ter preferência na aquisição", afirma. 

Na opinião dele, tecnologia 5G poderia ser disponibilizada para os pequenos por meio de consórcios ou grupos. Além da combinação de recursos financeiros, assim haveria menor problema com questões de interferências nos blocos regionais. 

Notícias relacionadas

O modelo de negócios da companhia, como uma espécie de hub de MVNOs, acaba sendo justamente parecido com o de franquias, com compartilhamento de receitas. "Temos dois provedores de Internet, nossos parceiros na localidade. No nosso modelo, a gente constrói a rede, ilumina a região, e o provedor de Internet comercializa com a marca dele", declara.

Projeto

Alexandre diz que a Surf já está testando serviço "5G-ready" com a capacidade de 50 MHz na faixa de 2,5 GHz (adquirida no leilão de sobras da Anatel) na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Segundo ele, a operadora atua com equipamentos da Huawei, e já teria comprado "centenas de eNodeBs" (antenas de LTE). A empresa entrega o CPE para o cliente, e afirma poder fornecer velocidades de até 300 Mbps. 

Além desse projeto piloto, a operadora planeja a implantação da rede nas comunidades da Rocinha (Rio de Janeiro) e Coroadinho (Maranhão). 

1 COMENTÁRIO

  1. Vcs que são o lixo da telefonia dos correios? ..Porcaria ,lixo pilantragem brasil …. Não tem como resolver problemas, mudar dia de recerga não da então um dia da data fica sem telefone, linha uma merda, não tem como fazer recarga em a não ser no lixo do app correios, etc, espero a falência de vcs !….. Isso é o Problema ,o cancer Brasil……….. É SEMPRE A COISERA BRASIL, é sempre uma BANDO, bandidagem, O problema é sempre o mesmo País ,ladrão, bandido,marginal,corrupto, Conivente!… Desde o Governo, sociedade,empresar, é geral! Eu to vendo um solução de futuro, o 1º país que me aceitar como cidadão e não como estrangeiro, eu largo essa bosta no mesmo dia! MAS VAI SER DÍFICIL NINGUÉM QUER ESTRANGEIRO LATINO,TODOS SABEM QUE VAI MATAR ROUBAR,ETC ,COMO SEMPRE FEZ LÁ FORA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!