GSMA: transformação digital direciona o crescimento econômico

A transformação digital é o resultado das mudanças associadas à aplicação e à integração de tecnologias digitais em todos os aspectos da vida e da sociedade; é a mudança do físico para o digital que permite o uso de dados e serviços digitais para encontrar novas e mais inteligentes soluções para problemas antigos. Assim Serafino Abate, diretor da GSMA para Competição Econômica, abriu sua palestra nesta tercça-feira, 21/05, como keynote do Painel Telebrasil 2019, que tem como tema a Transformação Digital para o novo Brasil.

"A transformação digital direciona o crescimento econômico e beneficia todas as partes interessadas — stakeholders — e leva ao aumento de produtividade, o que é um impacto real na vida das pessoas", disse, acrescentando que ainda há muito trabalho a ser feito para o País alcançar este estágio. Para ele, o impacto da digitalização é ainda maior que o da banda larga fixa.

Serafino Abate apontou que o Brasil está à frente dos demais países da América Latina em uma série de indicadores, como adoção de smartphone e 4G, e afirmou que a posição de liderança deve se fortalecer até 2025. No entanto, globalmente, o Brasil ainda tem muito a avançar para alcançar as nações da OCDE. "Um ponto importante é a qualidade da infraestrutura, que precisa melhorar no Brasil."

Notícias relacionadas

Com relação às políticas públicas para suportar a transformação digital, Abate enumerou como  principais facilitadores a infraestrutura, a segurança e proteção digital, relevantes conteúdos e serviços locais, pessoas aptas à digitalização e a digitalização das companhias. "Transformação digital representa uma oportunidade para melhorar o aumento da produtividade, permitindo a inovação e reduzindo os custos de produtos e serviços", completou o diretor da GSMA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!