Publicidade
Início Newsletter ERBs precisam dobrar para Brasil competir no 5G, afirma Nokia

ERBs precisam dobrar para Brasil competir no 5G, afirma Nokia

Caso queira ser competitivo na arena global do 5G, o Brasil precisa mais que duplicar o número de estações radiobase (ERBs) instaladas no País, adicionando cerca de 100 mil unidades para amparar um serviço que atenda as expectativas. O diagnóstico foi feito pelo diretor de negócios da Nokia no Brasil, Luiz Tonisi, durante o segundo dia do Painel Telebrasil, realizado nesta quarta-feira, 22. Segundo ele, a empresa já forneceu cerca de 7 mil ERBs “5G-ready” para operadoras brasileiras.

“Precisamos de 100 mil novas ERBs. Sem isso, não vamos competir com ninguém”, argumentou Tonisi, classificando a baixa efetividade da Lei das Antenas e a pouca flexibilidade para lançamentos de fibra como grandes desafios para atingir tal escala. Segundo dados de março, o País contava com cerca de 93,8 mil ERBs ativas, das quais 641 foram instaladas em 2019. A expectativa do MCTIC é que um decreto regulamentador da Lei das Antenas traga mais celeridade para a instalação em cidades como São Paulo, onde licenças para novas antenas não são concedidas há dois anos.

Em nível global, a necessidade identificada pela Nokia também envolve a multiplicação dos sites. “Considerando que temos 7 milhões de ERBs no mundo, precisamos dobrar”, afirmou Tonisi, notando que o montante pode chegar em 10 milhões de novas estações se considerados modelos de menor porte – que também podem ter regras simplificadas para instalação no Brasil, segundo a Anatel. Ainda assim, outros passos são igualmente necessários para o sucesso da tecnologia de quinta geração. “O 5G é um ecossistema, e não apenas rádio. Se não preparar e modernizar o core, o transporte, [adotar] redes definidas por software, orquestração fim a fim e edge computing [não adianta]”.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile