Publicidade
Início Newsletter Com recorde de 3,6 GHz, edital do leilão 5G chega ao conselho...

Com recorde de 3,6 GHz, edital do leilão 5G chega ao conselho na semana que vem

Conforme antecipado por este noticiário, a Anatel está trabalhando com uma liberação recorde de 3,6 GHz de capacidade no edital da licitação de faixas para 5G, previsto para março de 2020. Considerando que a capacidade atual do mercado de serviço móvel pessoal é de 979 MHz, com o somatório das faixas de 450 MHz até a de 3,5 GHz, isso naturalmente significa que haverá um aumento substancial para as operadoras a partir do próximo ano. “Espero que o edital siga o cronograma e seja sorteado na próxima semana para um conselheiro relator, e depois será submetido para a consulta pública”, declarou o presidente da agência, Leonardo Euler de Morais, em participação no Painel Telebrasil 2019 nesta quarta, 22.

Euler confirmou a sugestão da área técnica e da Procuradoria Federal Especializada para a disposição de blocos. Para a faixa de 700 MHz, deverá ter um bloco nacional de 10+10 MHz FDD (708 a 718 MHz e 763 a 773 MHz). Na de 2,3 GHz, a intenção é leiloar 90 MHz, dedicando 10 MHz a mais para o serviço limitado privado e como banda de guarda para não causar interferência em sistemas de Wi-Fi. Na faixa de 3,5 GHz, o presidente da agência destaca o trabalho da Comissão Especial de Licitação (CEL), que permitiu aumentar de 200 MHz para 300 MHz. Já para a faixa de 26 GHz, a Anatel disponibilizará bloco de 3,2 GHz. Em todos esses casos, as faixas serão em TDD, com objetivo de dar maior flexibilidade nas redes ponta a ponta..

Da mesma forma, Euler de Morais confirmou as configurações de limites específicos de espectro de acordo com os lotes também antecipado por este noticiário. “Se discute cap nacional para evitar a concentração, mas não havendo vencedor na primeira rodada, na segunda abre-se oportunidade de 5+5 MHz”, diz, mencionando a faixa de 700 MHz. Para o de 2,3 GHz, haverá também limite (de 50 MHz). A faixa de 3,5 GHz terá três blocos de 80 MHz e um de 60 MHz (podendo ser subdivididos em três de 20 MHz), com primeiro cap de 100 MHz. Em 26 GHz, a Anatel disponibilizará oito blocos de 400 MHz, sendo que o limite será de 1 GHz.

Notícias relacionadas

A disponibilização de blocos regionais é uma possibilidade sugerida pela área técnica e atualmente em avaliação antes da finalização do edital e da publicação da consulta pública. Segundo o superintendente de outorgas da Anatel, Vinícius Caram, a agência tem promovido estudos para isso, inclusive com uma consideração sobre a faixa de 26 GHz, atualmente apenas com oito blocos nacionais. “A priori, temos a preocupação de ter lotes para serem migrados para blocos regionais. Está em estudo se serão blocos em primeiro bid ou em segundo, com blocos regionais”, afirma. “Também é preocupação o uso eficiente para poder ofertar para um segundo interessado no caso de não utilizar tudo em todas as regiões.”

Caram reitera ainda o posicionamento da área técnica e da PFE a respeito de possíveis interferências com os sistemas TVRO na faixa de 3,5 GHz. “A divulgação foi um pouco exagerada, porque estudos mostram que, apesar de possível interferência, o uso de filtros e outras medidas podem resolver parte dos problemas”, diz. O eventual pagamento para a limpeza desse espectro também estaria em avaliação na agência.

Mais espectro na UIT

Leonardo Euler diz que a Anatel e o Brasil têm papel protagonista nas discussões de harmonização de espectro na União Internacional de Telecomunicações (UIT), e lembra que em breve a participação do País na próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19) será definido. “O posicionamento brasileiro deverá ser aprovado pelo conselho diretor da agência e estará em consonância [com o trabalho da área técnica], como em relação à faixa de 28 GHz, que é destinada a serviços fixos satelitais”, diz.

O superintendente Vinícius Caram lembra que a WRC-19 discutirá outras atribuições para o 5G (padrão IMT-2020), com um total de 33,25 GHz destinados. As faixas são as seguintes: de 24,25 – 27,5 GHz (largura de faixa de 3,25 GHz); de 31,8 – 33,4 GHz (1,6 GHz de largura); de 37 – 43,5 GHz (6,5 GHz); 45,5 – 50,2 GHz (4,7 GHz); 50,4 – 52,6 GHz (2,2 GHz); de 66 – 76 GHz (10 GHz); e de 81 – 86 GHz (5 GHz).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile