Reivindicações do setor são legítimas e estão sendo encaminhadas, diz Martinhão

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, reconheceu que os pleitos do setor reforçados pelos presidentes das operadoras durante o debate de abertura do 57º Painel Telebrasil, nesta quarta, 22, em Brasília, são legítimos e informou que algumas dessas questões já estão sendo tratadas pelo Minicom ou pela Anatel. Entre essas reivindicações, os presidentes das empresas mencionaram o excesso de multas e o valor elevado das punições aplicadas pela agência, a falta de flexibilidade de utilização das frequências e a dificuldade de instalar antenas.

Notícias relacionadas
Martinhão mencionou que a questão das multas está na agenda da Anatel, tanto é que foi aprovada uma nova metodologia para o cálculo das multas – o primeiro passo em direção à transparência nesse ponto. Ainda no campo das sanções, ele mencionou também o regulamento de TACs que está sendo elaborado.

Como não podia deixar de ser, a utilização dos fundos setoriais também esteve presente no discurso dos presidentes das empresas. O secretário classificou esse ponto como "problemas históricos", mas disse que eles estão sendo contornados. "A gente tem incentivos de outras formas, desoneramos os smartphones, estamos desonerando a implantação de rede e estamos junto com o Congresso Nacional para prorrogar o prazo do REPNBL", enumerou.

O secretário afirmou que o seu maior desafio agora é concluir a desoneração das redes de 450 MHz, M2M e dos equipamentos de banda larga por satélite, o que deverá acontecer ainda no primeiro semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!