Analistas de mercado acham que o setor não precisa de mais competição

Engana-se quem pensa que a competição é uma unanimidade para o pleno desenvolvimento do mercado, com bons preços para o consumidor e estímulo para o investimento das empresas para se sobressaírem sobre os concorrentes.

Notícias relacionadas
Para os analistas do mercado financeiro, a competição é um fator que tem impedido o crescimento do investimento das empresas de telecomunicações. "Boa parte dos planos de investimento é maior que no ano passado. Poderiam ser maiores? Talvez. Se tivesse menos carga tributária, menos competição etc.", afirma o analista do BTG Pactual, Carlos Sequeira.

A competição acirrada, além de afugentar investimento no mercado, torna as empresas de telecom menos atrativas aos olhos dos investidores. O analista do Santander, Valder Nogueira, diz que o Brasil teve um "mantra excessivo de competição", que tem atrapalhado os investimentos. "Por mais que os preços dos equipamentos tenham caído, ainda é muito dinheiro que você tem que colocar", observa.

Esse cenário é agravado pelo fato de que, segundo ele, dos 260 milhões de clientes da telefonia móvel a receita gerada vem de apenas cerca de 20% deles. Outra questão levantada por Nogueira tem relação com a própria natureza do negócio. "Não é querer dar retorno excessivo para os acionistas, mas é um setor que de uma hora para outra, a sua base de receita pode desaparecer. As empresas são obrigadas a ter um balanço financeiro mais folgado para enfrentar essa questão tecnológica", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!