Publicidade
Início Teletime Sprint quer operar LTE na frequência de 800 MHz herdada da Nextel

Sprint quer operar LTE na frequência de 800 MHz herdada da Nextel

Até o final do ano, todas as 9,6 mil estações rádio-base (ERBs) iDEN que ainda restam ativas na rede da Sprint para atender com serviços de rádio-chamada (Push-To-Talk, PTT) os clientes herdados da Nextel nos Estados Unidos serão desconectadas. O CTO da Sprint, Stephen Bye, lembra que a rede inicialmente fora projetada para atender 20 milhões de clientes e hoje está redimensionada para atender os 5 milhões atuais.

Notícias relacionadas
Os clientes estão sendo migrados para o serviço Sprint Direct Connect, que é o PTT sobre a rede CDMA da tele, baseada na solução QChat, da Qualcomm. “Nós nos comprometemos a manter os investimentos na nossa rede CDMA por pelo menos mais dez anos. Não abrimos os dados, mas posso dizer que a migração está indo muito bem e a rede iDEN será descontinuada até o fim do ano”, garante Bye. No Brasil, a Nextel ainda mantém a rede iDEN ativa.

Enquanto o processo de migração avança, a Sprint aguarda a autorização da FCC, a agência reguladora norte-americana para utilizar as frequências de 800 MHz da operação adquirida da Nextel na implementação de LTE. “A FCC já nos havia autorizado a usar essa frequência para 3G e não creio que será um problema permitir também o LTE”, afirma o CTO. “É importante descontinuar a rede iDEN não apenas para otimizar o espectro que temos, mas também para eliminar os custos associados a esse negócio”, conclui.

A ideia da Sprint é usar tecnologia FDD LTE na frequência de 800 MHz, assim como já utiliza na faixa de 1,9 GHz. Bye participou nesta terça do Alcatel-Lucent Technology Symposium, que acontece essa semana em Santa Clara, na Califórnia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile