Alcatel-Lucent entra no mercado de roteadores de core para Internet

A Alcatel-Lucent anunciou nesta terça, 21, durante seu Technolgy Symposium que acontece essa semana em Santa Clara, na Califórnia, o lançamento de sua primeira família de roteadores de core de rede para Internet, o 7950 Extensible Routing Systems. O lançamento significa a entrada em um mercado estimado em US$ 4 bilhões anuais pelo presidente da divisão IP e chefe da estratégia de redes da fornecedora, Basil Alwan.

Notícias relacionadas
“Temos visto um crescimento de 50% e, em alguns clientes, de até 60% no volume de tráfego de dados nas redes das operadoras ano a ano e, com novos serviços de vídeo e conteúdos na nuvem, a inteligência das redes está indo cada vez mais para as pontas, exigindo que as redes metropolitanas tenham performance e flexibilidade tão altas quanto o core das redes”, explica Alwan.

Os novos roteadores da Alcatel-Lucent prometem aumentar em até cinco vezes a capacidade das redes, reduzindo consumo de energia em até 66% em relação aos atuais roteadores de core IP no mercado. Um único equipamento tem capacidade de 32 Terabytes e os primeiros produtos começarão a ser entregues no terceiro trimestre.

“Estamos trabalhando com as operadoras há mais de sete meses, já temos os primeiros pedidos, estamos com 7 a 10 clientes em negociação e devemos fechar o ano com cerca de 20 clientes para esses roteadores de Internet”, estima Alwan.

O executivo reconhece que as operadoras não devem fazer a substituição dos equipamentos de rede já instalados no core de suas redes, mas vê oportunidade para os novos roteadores da Alcatel-Lucent na medida em que são necessárias expansões de rede, levando inteligência cada vez mais para perto dos clientes finais. “O grande atrativo é a flexibilidade e escalabilidade da plataforma, que permite que seja implementada de pequenas a grandes operações”, assegura Alwan.

Verizon

O vice-presidente de planejamento de rede global da Verizon, Ihab Tarazi, esteve presente no lançamento do produto e revelou que a operadora adotará os novos roteadores nas expansões de capacidade de suas redes metropolitanas. “Temos um roadmap agressivo, com planejamento de oferecer velocidade mínima de 10 Gbps em toda a rede, além de começar este ano a promover acessos IP e Ethernet a 100 Gbps e convergindo todas as aplicações de acesso em uma única rede”, conta Tarazi.

Outro projeto que também adotará os novos roteadores IP, de acordo com Alwan, é uma rede de pesquisa científica do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Divisão IP

A divisão IP da Alcatel Lucent foi iniciada há oito anos e hoje representa, de acordo com Alwan, um negócio de US$ 2 bilhões ao ano, com market share de 25% no que se refere aos roteadores edge, usados para gerenciar conexões banda larga e qualidade de serviço para clientes residenciais e corporativos.

Apenas na América Latina, de acordo com o executivo responsável pelas Américas, Robert Vrij, o crescimento da divisão IP alcançou nada menos do que 203% no último trimestre em comparação ao primeiro trimestre de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!