Netbook impulsionará serviço de banda larga móvel, diz estudo

O aumento nas vendas de netbooks nos próximos três a cinco anos resultará no crescimento da demanda por serviços de banda larga móvel e abrirá novas oportunidades para as operadoras de telefonia móvel, já que a tendência é os consumidores atrelarem o uso desses laptops ultracompactos de baixo custo à banda larga móvel, de acordo com um estudo feito pela consultoria Pyramid Research.
Segundo a análise, os netbooks contribuirão para a maior adesão à internet em banda larga nas camadas sociais mais baixas nos países emergentes e se tornarão uma importante fonte de receita para as operadoras, que criarão novos serviços de banda larga. Um desses serviços deve ser a banda larga móvel pré-paga, modalidade de serviço que algumas operadoras no Brasil já estão oferecendo e que tende a ter grande demanda, principalmente entre a populção de baixa renda.
"Os netbooks trarão um impacto positivo para as operadoras, que já poderão obter mais receita com os serviços de banda larga", afirmou Cristiano Laux, gerente de pesquisa da Pyramid.

Notícias relacionadas
Segundo ele, nos países de baixa renda das regiões da Ásia-Pacífico, da América Latina e da Europa, Oriente Médio e África (chamada de EMEA), a maior parte do impacto incremental nas vendas de netbooks será percebido apenas quando o preço dos equipamentos diminuír para menos de US$ 350, o que é esperado para acontecer apenas no fim deste ano.
O estudo aponta que os fabricantes de computadores não estão satisfeitos com a canibalização e a pressão sobre os preços dos laptops tradicionais gerada pelos netbooks. "Por enquanto, eles estão aceitando conviver com a ameaça, temendo que, sem netbooks, a recessão que atingiu as vendas de computadores seja mais intensa do que está sendo", avaliou Laux, deixando a entender que isso deve mudar no longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!