Universidade oferece informações científicas via celular

As informações científicas do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), agora estão disponíveis pelo celular. Depois de inaugurar um portal na internet, os professores buscaram novas formas de difundir informações antes só acessíveis ao público interno da universidade. ?A opção pela mobilidade foi um passo natural nesse processo?, explica o professor Elson Longo, diretor do CMDMC e pesquisador do Instituto de Química (IQ) da Unesp, campus de Araraquara (SP). A idéia surgiu após a verificação de que pelo celular já é possível acessar portais das maiores agências de notícias brasileiras e sistemas de busca como o Google.
?Não encontramos nenhum centro de pesquisa com conteúdo disponível. Assim, por que não usar esse recurso para difusão de pesquisas??, ponderou Longo.
O projeto foi financiado pela Fapesp e CNPq, enquanto o sistema que configura as informações para o celular foi desenvolvido pela Aptor Software, de São Carlos, uma empresa formada por ex-alunos da universidade. O portal entrou no ar no início do mês e funciona em aparelhos com navegador WAP no endereço wap.cmdmc.com.br. Desde seu lançamento, houve mais de 30 mil acessos.

Notícias relacionadas
Hoje, estão disponíveis notícias de ciência e tecnologia atualizadas diariamente, mais de 1,7 mil publicações científicas, conteúdo institucional do CMDMC e galerias de fotos obtidas por meio de Microscópio de Varredura Eletrônica (MEV). Também é possível visualizar vídeos produzidos pelo CMDMC, cuja tecnologia segue os mesmos padrões do YouTube.
O próximo projeto do centro, segundo Thiago Jabur, gerente da Aptor Software, é oferecer jogos com conteúdo científico para estudantes de primeiro e segundo grau.
O CMDMC reúne pesquisadores da Unesp, UFSCar, USP-São Carlos e Ipen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!