Rede privativa do governo e fibra na Amazônia ficam para a partir de 2023, diz EAF

Além das metas relacionadas à limpeza da faixa de 3,5 GHz e instalação de filtros para mitigação das interferências a EAF (Entidade Administradora da Faixa) terá ainda duas missões importantes a cumprir, mas elas devem começar a ser entregues apenas em 2023. Trata-se da implementação da rede privativa de comunicação para o governo e dos trechos previstos da rede subfluvial do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). Segundo Leandro Guerra, CEO da EAF, a prioridade nesse momento tem sido a liberação da faixa de 3,5 GHz para que o 5G possa ser ativados nas capitais, o que naturalmente coloca as redes para um segundo momento. "Não quer dizer que a gente não vá começar alguns estudos esse ano, mas as entregas devem ficar para a partir do ano que vem, lembrando que temos um prazo de quatro anos para isso", disse.

Em relação às redes subfluviais na Amazônia, Guerra diz que a referência a ser seguida pela EAF muito provavelmente acompanhará o trabalho da EAD (entidade que foi responsável pelas metas da faixa de 700 MHz e que recebeu como missão adicional, para a execução do orçamento remanescente, um dos trechos da rede do PAIS). Segundo Leandro Guerra, a EAF vai estudar os modelos desenvolvidos pela EAD e deve seguir os mesmos passos, por isso os cronogramas são combinados. "Será o nosso laboratório".

Já a rede privativa do governo, diz Guerra, depende de duas questões mais importantes: a especificação de segurança, que precisa ser definida pelo governo, e os modelos de integração com as redes atuais, hoje operadas pela Telebrás. Segundo Guerra, já existem conversas, mas é preciso haver essa interação maior com a estatal e as definições técnicas. "É um trabalho que passa pelo Gaispi e pelo próprio governo", diz ele, lembrando que a rede privativa tem duas partes: a rede móvel no Distrito Federal e a rede de fibra, nacional. "São projetos bastante diferentes e que dependem de especificações diferentes". 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!