Eutelsat diz estar preparada para migração da banda C e defende escolha do 65 WA

Foto: Pixabay

A operadora satelital Eutelsat diz que sempre foi a favor da migração da banda C para a banda Ku. Agora, com a determinação no edital do Leilão do 5G, caso as condições permaneçam após a análise do Tribunal de Contas da União, a companhia procura se mostrar pronta para esse cenário, incluindo pela oferta de satélite que será escolhido para receber as emissoras migrantes. 

A companhia já está executando testes com o Eutelsat 65 West A (justamente, como o nome diz, posicionado em 65º Oeste) em parceria com a Speedcast, conforme antecipado por TELETIME. Antes disso, a operadora já havia apresentado relatório na Anatel, para o Comitê de Espectro e Órbita da agência, apontando as vantagens desse sistema em vez da mitigação, conforme era proposto pelas teles anteriormente. 

Nesses testes, que foram anunciados em junho do ano passado, a operadora já migrou oito canais de TV: Band, Record, SBT, Rede TV, Rede Viva, Canal Rural, TV Cultura e TV Aparecida. 

Notícias relacionadas

Assim, a Eutelsat está se preparando para a migração com uma plataforma própria, oferecendo a emissoras a possibilidade de se antecipar e já realocarem os canais. "Hoje, se o satélite 65 WA for escolhido, já estamos prontos para a migração, dupla iluminação e suporte já estamos trabalhando com isso há mais de um ano com testes de laboratório e fornecedores, já com decisões tomadas", declara o general manager da empresa, Rodrigo Campos. 

Campos argumenta que o satélite já cumpre todas as obrigações da Anatel, com cobertura em 100% no território, e com pelo menos 50% da capacidade para o mercado brasileiro. Porém, a escolha de qual (ou quais) satélite será utilizado deve ocorrer apenas depois da realização do leilão, quando a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) for formada, assim como o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI). 

Solução

Parte do argumento da Eutelsat é que o teste demonstra também como ocorre a iluminação dupla, com os canais sendo recebidos em banda C e retransmitidos em banda Ku. Nessa etapa, o próprio radiodifusor pode utilizar também a fibra para entregar o sinal até o teleporto, ou colocar o uplink e fazendo a transmissão com um novo uplink. 

A companhia em si não será tão afetada pela migração da banda C, por isso a companhia oferece já desde o final do ano passado o serviço de "banda C planejada", que utiliza a porção de 4,5-4,8 GHz da banda – ou seja, com 1 GHz de separação dos serviços 5G. "Hoje temos mais de 5 mil estações só na banda C planejada que não serão afetadas", destaca o executivo.

Na visão de Campos, a estratégia da Anatel de começar com o 5G primeiro pelas capitais é favorável à migração e limpeza da faixa. Por outro lado, argumenta que vai também revitalizar o mercado das parabólicas por conta da nova tecnologia da banda Ku. "Com anteninha pequena de fácil instalação, custo acessível e qualidade para ter sinal digital, isso atrairá mais conteúdo e haverá mais canais querendo acessar a posição, já que terá mais gente interessada em assistir", declara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!