Publicidade
Início Teletime Câmara conclui votação do PL da terceirização. Senado promete impor limites

Câmara conclui votação do PL da terceirização. Senado promete impor limites

O plenário da Câmara concluiu a votação do projeto de lei 4330/04, que regulamenta a terceirização. A matéria vai agora ao Senado, onde deverá sofrer alterações. O presidente do Senado Renan Calheiros já afirmou que imporá limites a terceirização. Enquanto o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, adverte que derrubará qualquer limitação.

Em votação apertada, o plenário aprovou a emenda aglutinativa nº 15 alterando vários pontos do projeto de lei. Além de manter a possibilidade de terceirização da atividade-fim, a emenda diminui de 24 para 12 meses a quarentena que o ex-empregado de uma empresa deve cumprir para que possa oferecer serviços à mesma empresa. Permite também a contratação de cooperativas, associações de moradores e ONGs, que reúnam trabalhadores especializados. Foram 230 votos a favor, 203 contra e três abstenções.

Notícias relacionadas

A emenda determina que, nos contratos de terceirização não sujeitos à retenção na fonte de 11% da fatura – prevista na Lei 8.212/91 para serviços de limpeza ou segurança, por exemplo – ou às alíquotas relativas à desoneração da folha de pagamentos, a contratante será obrigada a reter o equivalente a 20% da folha de salários da contratada, descontando da fatura.

Outra mudança feita pela emenda diminui o recolhimento antecipado do Imposto de Renda na fonte de 1,5% para 1% para empresas de terceirização dos serviços de limpeza, conservação, segurança e vigilância.

A aprovação da emenda prejudicou vários destaques apresentados pelos deputados, inclusive o que proibia a contratação de terceirizados para atividades-fim. No entanto, a emenda torna solidária a responsabilidade da contratante em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias devidas pela contratada. Nesse tipo de responsabilidade, o trabalhador pode processar tanto a contratada quanto a contratante.

Já a emenda aglutinativa nº 18, que estende as disposições do projeto de lei para os terceirizados da administração pública direta e indireta a confusão foi maior. Isto porque o texto geral aprovado inicialmente impede que o projeto valha para o serviço público. A contradição não evitou a votação da emenda, mesmo com a obstrução de diversos partidos, e foi aprovada com 257 votos a favor, 38 contra e 38 abstenções, além de 115 parlamentares em obstrução.

O destaque de bancada, que excluía a terceirização de guardas portuárias, foi aprovado sem muita discussão e em votação simbólica. Também foi aprovado sem polêmica o destaque, que obriga a soma dos empregados terceirizados para cumprimento da cota de contratação de pessoas portadoras de deficiências físicas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile