Anatel quer usar verba para levar STFC a pequenas localidades

Seguindo a idéia original de uso do Fust, a Anatel está desenhando uma proposta para aplicar uma parte dos recursos do fundo para levar STFC a pequenas localidades brasileiras. O projeto foi revelado nesta terça-feira, 22, pela superintendente de Universalização, Enilce Versiani, em audiência pública na Comissão Especial de Acesso a Redes Digitais, criada especificamente para analisar os projetos de lei que propõem a flexibilização da Lei do Fust. A proposta é que uma parte do dinheiro seja usada para levar serviços de voz para municípios com menos de 100 habitantes.
A equipe da Anatel apurou que existem 12 mil localidades com esse perfil no País e está analisando as demandas de cada município. A proposta deve ser encaminhada nos próximos 15 dias, segundo a superintendente. Atualmente, existe apenas um projeto em vigor para uso das verbas do Fust, focado para a inclusão de deficientes auditivos.
Durante a audiência pública, Enilce apoiou a idéia de usar as verbas do Fust para fazer subsídios diretos à população, proposta que tem sido maturada pelo relator da comissão especial, deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE), conforme publicado por este noticiário na semana passada. ?Fazer subsídio direto, eu acho que é uma forma muito interessante de gerar essa competição necessária nos serviços de telecomunicações?, afirmou a superintendente.

Notícias relacionadas
A Anatel insiste que uma flexibilização da Lei do Fust é suficiente para garantir o uso das verbas, sendo desnecessária a alteração da LGT para alinhar o marco legal à nova proposta. ?Os recursos continuam sendo investidos em serviços prestados em regime público; o projeto (1.481/2007, que altera a legislação do Fust) só amplia o uso para os serviços privados. Por isso, não vemos nenhuma incompatibilidade entre projeto e a LGT?, explicou Enilce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!