'Ecossistema de IoT no Brasil não é mais limitador', afirma diretor da American Tower

Daniel Laper, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower do Brasil

[Publicado no Mobile Time] O ecossistema de Internet das Coisas no Brasil não é mais um limitador como era há alguns anos, quando havia uma dificuldade de montar esta rede no País. Pelo contrário, atualmente este sistema se tornou um potencializador. É o que afirmou Daniel Laper, diretor de novos negócios & IoT da American Tower, durante o ultimo painel desta segunda-feira, 22, do Fórum de Operadoras Inovadoras, evento online promovido por Mobile Time e TELETIME para debater tendências em negócios e tecnologia nas redes de telecomunicações.

No painel sobre IoT aplicada no campo, Laper chamou a atenção para a necessidade de que a tecnologia tem no momento de agregação de serviços, na qual o compartilhamento é o melhor caminho. "O campo é tão pouco explorado. Por isso existe um ambiente de cooperação para parcerias, especialmente com operadoras", disse.

Ele detalhou uma experiência de cooperação tecnológica entre a American Tower e a PUC-RJ, que está em curso na Fazenda Macuco, no Mato Grosso. O Projeto Campo Conectado pretende desenvolver a agricultura inteligente na fazenda que produz mandioca, limão e pecuária, visando o aumento da produtividade sustentável.

Notícias relacionadas

Uma das experiências é a cobertura autônoma e estendida: com alimentação solar e transmissão via satélite, tem sido possível uma tecnologia com raio de ate 10 km de cobertura.

Outro exemplo foi o da agricultura de precisão: uma estação meteorológica colocada no solo é capaz de fazer diversas medições importantes, como direção e velocidade do vento, temperatura e umidade da terra, entre outras. Laper exemplificou ainda a tecnologia ligada à gestão de ativos, ou seja, usada para encontrar pessoas ou objetos na fazenda, o que otimiza o tempo, produtividade, segurança, além de reduzir custos. "Isso tudo só tem peso quando todas estas partes estão combinadas, agindo juntas", salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!