Publicidade
Início Teletime Distribuidora de energia paulista adota push-to-talk satelital

Distribuidora de energia paulista adota push-to-talk satelital

Até dezembro passado, a distribuidora de energia paulista Elektro utilizava uma rede de rádio analógico em VHF para a comunicação com suas equipes em campo. A partir de janeiro, contudo, trocou o sistema por uma solução aparentemente inédita no mundo: um sistema push-to-talk (PTT) que mescla satélites e redes celulares. A mudança foi necessária em razão da intenção da Anatel de limpar as frequências hoje usadas por rádios analógicos VHF no Brasil, cujas licenças não serão mais renovadas a partir de dezembro deste ano. Agora, os 600 veículos que transportam os técnicos da empresa pelas mais de 200 cidades onde possui rede elétrica em São Paulo e Mato Grosso do Sul já estão equipados com o novo meio de comunicação.

Notícias relacionadas
A solução híbrida foi desenvolvida pela Thrane & Thrane, fabricante internacional de equipamentos via satélite, e pela brasileira Tesacom, que presta o serviço para a Elektro. "Foi um trabalho feito sob medida, estilo alfaiate", compara o diretor de operações da Tesacom, Marcelo Fernandes. Foi utilizado o Explorer 325, um equipamento de comunicação de dados via satélite da Thrane & Thrane para automóveis, que usa o serviço Bgan, da Inmarsat. Conectado a esse aparelho e instalado dentro do veículo está uma espécie de gateway PTT criado especialmente para o projeto. Nesta caixa estão dois modems 3G, de operadoras diferentes. E dela sai o microfone do rádio, para a comunicação dos técnicos.

A voz é transmitida via VoiP. A opção prioritária é a rede celular, por ser mais barata. Mas quando não está disponível, os dados viajam via satélite. Aproximadamente 70% do tráfego segue pela rede celular e 30%, por satélite, estima Fernandes. Para tornar possível o serviço, a Thrane & Thrane elaborou um codec especial, capaz de transmitir VoIP a uma taxa de 8 Kbps. Os técnicos conseguem conversar apenas com o centro de operações e despacho (COD) da Elektro. No COD, é possível acompanhar todas as equipes de campo e se comunicar com qualquer uma delas por voz, através do sistema.

A adoção da solução custará para a Elektro R$ 14 milhões em cinco anos, somando equipamentos e o serviço prestado pela Tesacom. O investimento inicial é mais alto do que aquele em uma rede VHF, mas a longo prazo sai mais barato, garante o diretor da Tesacom. Além disso, a empresa resolveu o problema regulatório e ampliou sua cobertura de comunicação, já que antes estava restrita ao raio de alcance de sua rede VHF.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile