Com pedido da Telebrás, destino do 450 MHz continua incerto

A disputa pelo uso da faixa de 450 MHz continua sendo o centro das atenções nesta reta final de negociação do novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III). A área técnica do Ministério das Comunicações está analisando o pedido formal apresentado pela Telebrás na semana passada para ver se mantém a tendência de liberar o uso da faixa para as concessionárias de telefonia fixa ou se muda de estratégia.
Nesta terça-feira, 22, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, admitiu que ainda não tinha visto o ofício da estatal. "Não estava sabendo desse pedido", disse o ministro ao ser questionado sobre a demanda da Telebrás. Agora que tomou conhecimento de que há interesse da estatal na faixa, Bernardo ponderou que ainda é preciso analisar quais são os planos da empresa antes de optar por mudar o curso das negociações. "Preciso saber o que ela (Telebrás) vai fazer com essa faixa."
Bernardo contou que, nos últimos dias, o Minicom fez uma série de consultas informais às empresas, questionando se alguma delas tinha interesse em utilizar essas radiofrequências comercialmente. Segundo fontes, as operadoras de telefonia móvel – que potencialmente poderiam se interessar por mais um pedaço de espectro – declararam que não tinham qualquer plano de uso da faixa. O próprio pedido da Telebrás teria surgido nesse processo de consulta, comandado pela equipe de negociação do PGMU III.

Notícias relacionadas
Ainda segundo fontes ouvidas por este noticiário, a equipe de negociação estaria compilando todas essas manifestações antes de apresentá-la ao ministro das Comunicações. Isso explicaria por que Paulo Bernardo não teve acesso ao pedido formal da Telebrás de uso da faixa apresentado no último dia 15. Por ora, a maior parte dos envolvidos na negociação ouvidos por esta reportagem defende a imputação da faixa às concessionárias como a melhor alternativa para a massificação da telefonia rural no Brasil. O ministro, no entanto, disse que ainda não há decisão sobre a imputação ou se o governo utilizará outro método de licenciamento da faixa, como uma licitação ou a realização de um chamamento público para, formalmente, identificar os interessados na radiofrequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!