Governo cria GT com Manuela D'Ávila e Felipe Neto para combater discurso de ódio na Internet

O influenciador digital Felipe Neto em palestra na Unesco. Foto: UNESCO/Marie ETCHEGOYEN

O governo federal publicou nesta quarta-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU), Portaria em que cria um Grupo de Trabalho para discutir e apresentar estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo, e para a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema.

O GT será presidido por Manuela D'Ávila, que o presidirá e contará com pessoas como o youtuber Felipe Neto; a influenciadora digital e ativista Lola Aronovich; a pesquisadora do do projeto "Desinformante", Nina Santos; e a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello.

O GT ficará instalado no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e terá como finalidades assessorar o ministro da pasta, Silvio de Almeida, nas questões referentes ao discurso de ódio e ao extremismo; realizar estudos e discutir estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo; e propor políticas públicas de direitos humanos para combater o discurso de ódio e o extremismo.

Notícias relacionadas

Além do MDH, também farão parte do GT representantes da Advocacia-Geral da União (AGU); Ministério da Educação; Ministério da Igualdade Racial; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério das Mulheres; Ministério dos Povos Indígenas; e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Não constam na lista de participantes representações das plataformas digitais, apesar de convidados especiais, sem direito a voto, como pessoas de notório saber em assuntos referentes ao tema em questão e representantes da área, os quais poderão emitir pareceres para apreciação do Colegiado, poderem participar das reuniões do GT. Grupo de Trabalho terá duração de 180 dias, prorrogáveis se necessário. O relatório final das atividades do grupo será encaminhado ao Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!