Publicidade
Início Newsletter MCom publica diretrizes para projetos de rádio FM nas estradas

MCom publica diretrizes para projetos de rádio FM nas estradas

O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta terça-feira, 22, as diretrizes gerais para projetos do Serviço de Radiovias – que busca disponibilizar sinal de rádio FM nas rodovias federais brasileiras.

A nova portaria (nº 4.732) traz requisitos para a instalação de estações que habilitem a prestação. Um piloto de FM nas rodovias já estava em curso na Presidente Dutra (entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo), mas, com a regulamentação, a intenção é replicar a alternativa em toda a malha do País.

Áreas de prestação de cada projeto deverão ser definidas em acordo ou convênio estabelecido por radiodifusoras interessadas junto ao Ministério da Infraestrutura. A pasta é autora, ao lado do MCom, da Portaria Interministerial n° 4, que instituiu o Serviço de Radiovias ainda em abril de 2021.

Notícias relacionadas

Uma vez aprovados os projetos, as estações de rádio FM de parceiras devem ser instaladas em locais que assegurem a intensidade mínima de recepção, mas a partir de antenas diretivas que evitem interferências na radiodifusão comum, nas retransmissões de rádio na Amazônia Legal ou na radiodifusão comunitária.

Conforme apontado pelo MCom, o Serviço de Radiovias será prestado preferencialmente entre os canais 191 (86,1 MHz) e 197 (87,3 MHz). Alternativamente, pode ser utilizado outro canal na faixa de FM, dentre os canais 141 (76,1 MHz) e 190 (85,9 MHz) e entre os canais 201 (88,1 MHz) e 300 (107,9 MHz). O parceiro interessado deve obter a autorização de uso de radiofrequência e o licenciamento das estações autorizadas antes do início da execução do serviço.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile