Prioridade da TIM em 2011 será internet móvel

O desafio da TIM a médio prazo é transformar a maioria dos seus assinantes em usuários de internet móvel, afirmou o presidente da operadora, Luca Luciani. Em dezembro passado, 18% da base acessou a rede mundial de computadores através de celulares. O objetivo da empresa é ampliar a penetração do serviço para 75% dentro de três anos, disse o executivo.
O balanço de 2010 da companhia divulgado nesta terça-feira, 22, demonstra a evolução nesse aspecto. A receita bruta com tráfego de dados móveis cresceu 18% em 2010 e 31% no quarto trimestre, quando comparado com o mesmo período de 2009. Apenas quatro meses após o lançamento do "Infinity Web", serviço que dá acesso ilimitado à internet móvel por R$ 0,50 por dia, a quantidade de usuários pré-pagos que usam o celular para navegar na web quadriplicou, alcançando 1 milhão de clientes.
A melhora está ligada não apenas à oferta comercial do plano "Infinity Web", mas ao crescimento da venda de smartphones e webphones (terminais que acessam a internet mas não possuem sistema operacional aberto). No quarto trimestre de 2009, a TIM vendeu 1,7 milhão de telefones móveis, dos quais 20% eram smartphones. Um ano depois, no mesmo trimestre, esse percentual subiu para 40%, de um total de 2,6 milhões de celulares comercializados.

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Conteúdo móvel
De acordo com Rogério Takayanagi, diretor de marketing da TIM, os principais conteúdos acessados pelos clientes da operadora em internet móvel são Orkut, Facebook, Twitter e navegação na web via Opera Mini. O executivo reconhece que a popularização da internet no celular provocará uma queda nas vendas de conteúdos móveis "comoditizados", tais como ringtones. "A tendência é de que nossa oferta white label deixe de ser concentrada em conteúdo e passe para serviços, como mobile advertising, micropagamentos e aplicativos móveis", disse Takayanagi.

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