Publicidade
Início Teletime Fenattel ameaça promover greve nacional dos funcionários terceirizados da Oi

Fenattel ameaça promover greve nacional dos funcionários terceirizados da Oi

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Fenattel) – que representa cerca de 630 mil trabalhadores do setor – ameaça organizar uma greve nacional caso as condições de reaproveitamento dos funcionários das subcontratadas da Oi não sejam negociadas com o movimento sidical.
A licitação para a manutenção da planta externa da operadora na área da Brasil Telecom terminou pouco antes do Carnaval, sem que a Oi e a comissão de negociação da Fenattel tivessem chegado a um acordo sobre as regras de transição dos trabalhadores. A Fenattel estima que o processo envolva a substituição de 12 mil funcionários.
A Federação enviou carta ao presidente da Oi, Luis Eduardo Falco, solicitando uma reunião para discutir o reaproveitamento dos funcionários das subcontratadas para a manutenção da planta externa, principalmente da área da Brasil Telecom.

Notícias relacionadas
Caso a Oi não ofereça garantias firmes de recontratação dos funcionários e de manutenção de salários e benefícios, a Fenattel ameaça organizar uma greve nacional. "Nossa indignação é que o movimento sindical está sendo excluído dessa transição. Até agora eles nos enganaram. Espero que nem precise de greve, mas ela vai acontecer se eles não vierem à mesa de negociação", afirma Almir Munhoz, presidente da Fenattel.
O movimento sindical exige que todos os funcionários das terceirizadas que perderam o contrato com a Oi sejam recontratados pelas novas empresas sem que haja redução de salários ou de benefícios. "Pelo que a gente tem ouvido, eles querem diminuir os custos em 20%. Isso certamente implica redução do quadro de pessoal, o que a gente não aceita em hipótese alguma", afirma Luiz Antônio Souza, coordenador da comissão de negociação e presidente do Sinttel-Rio. Hoje a Oi tem 11 empresas responsáveis pela operação e manutenção da planta externa em todo o Brasil, com a nova licitação a companhia pretende reduzir esse número para três empresas, além da Serede que pertence ao Grupo Oi. A Fenattel também está enviando ofícios para a Anatel, Ministério das Comunicações e para o Ministério Público.
Outro lado
Por meio de uma nota oficial, a Oi diz que está em negociação com fornecedores desde o ano passado quando a concorrência foi aberta. Sobre a recontratação dos trabalhadores, a companhia esclarece que: "a responsabilidade na contratação e gestão dos profissionais é exclusiva dos fornecedores, já que os contratos com a Oi tratam unicamente do escopo das atividades e não da mão-de-obra necessária para cumprimento das exigências previstas nos contratos. O novo escopo estabelecerá exigências que resultarão em qualificação profissional, já que foram ampliadas as atividades de responsabilidade das empresas prestadoras de serviços". Além disso, a operadora sustenta que os contratos firmados trazem cláusulas de "comprovação de idoniedade" em relação ao cumprimento de obrigações trabalhistas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile