Reclamações contra Starlink crescem 168% em 2024, mas suporte melhora

Imagem: Reprodução/Starlink

O volume de reclamações contra a Starlink aumentou 168% em 2024 no Brasil, na comparação com o ano de 2023. Os dados são da plataforma Reclame Aqui, a principal utilizada pelos brasileiros na hora de registrar queixas contra empresas. 

Mesmo com o aumento de queixas, a operadora de Internet via satélite de Elon Musk registrou melhora no atendimento ao cliente. Na plataforma, a nota dada pelos consumidores à empresa subiu para 7,1 pontos em 2024 (contra 6,5 em 2023). Esse valor é considerado "bom" pelo Reclame Aqui.

Em paralelo, vale notar que a própria base de assinantes da Starlink cresceu 148% em 2024 (até novembro), para 313 mil clientes – o que ajuda a explicar o aumento no número de queixas.

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Ao todo, foram 1.861 reclamações registradas contra a empresa no ano passado. Dessas, 99,9% receberam respostas da Starlink – com um tempo médio de retorno estimado em 7 dias e 10 horas. 

Em 2023, o número de reclamações foi bem inferior: 693. Apesar desse número menor de tíquetes abertos, os clientes tinham que esperar, em média, 179 dias para conseguirem uma resposta da empresa – que muitas das vezes era padronizada.

Mesmo com a redução no tempo de espera para atendimento, a taxa de casos resolvidos caiu levemente – de 69,6% em 2023 para 68% no ano passado.

Por outro lado, 67,3% dos clientes reclamantes responderam em 2024 que voltariam a fazer negócio com a marca mesmo após a ocorrência do problema relatado. Em 2023, essa taxa foi de 62,9%.

Concorrência

Apesar dos consumidores relatarem melhora no atendimento prestado pela Starlink, a operadora de Elon Musk ainda fica atrás da principal concorrente no País em todos os indicadores da plataforma Reclame Aqui.

Segunda maior operadora do segmento de satélites em atuação no Brasil, a HughesNet registrou uma nota de 8,7 em 2024. Proporcionalmente, a empresa também obteve uma taxa maior na resolução dos problemas registrados por consumidores na plataforma.

A ViaSat também fechou 2024 com uma taxa de solução de problemas maior que a da Starlink (83,9%). Apesar disso, ela ficou para trás no restante dos indicadores analisados pela plataforma – mesmo tendo a menor quantidade de reclamações entre as três operadoras.

Anatel

A Anatel mantém um painel oficial que reúne reclamações sobre empresas de telecomunicações que operam no Brasil. Em 2024, a Starlink foi alvo de 136 registros de queixas na agência.

São Paulo liderou em número de reclamações, com 20 ocorrências. Minas Gerais, que possui o maior volume de acessos à operadora no País, registrou 15, seguida pelo Rio de Janeiro (13).

Amazonas (12), Goiás (12), Pará (11) e Bahia completam a lista de unidades federativas com mais reclamações contra a Starlink na Anatel.

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