Publicidade
Início Newsletter Google encerra projeto Loon de balões para cobertura de Internet

Google encerra projeto Loon de balões para cobertura de Internet

Holding que controla o Google, a Alphabet anunciou o encerramento das operações do projeto Loon, que atuava na oferta de cobertura de Internet para áreas isoladas a partir de balões na estratosfera.

A decisão foi divulgada na última quinta-feira, 21, em comunicado do X (o laboratório de inovações da Google). “Apesar das conquistas técnicas inovadoras da equipe nos últimos nove anos, o caminho para a viabilidade comercial se provou muito mais longo e arriscado do que o esperado“, afirmou a empresa.

Operando desde 2013, o Loon manterá parte da equipe nos próximos meses a fim de garantir uma transição ao lado de atuais parceiros. Entre eles a Telkom Kenya, do Quênia, que já utilizava a cobertura dos balões em sua operação comercial no país africano. Outros funcionários da operação poderão ser absorvidos pelo Google ou pela Alphabet.

Notícias relacionadas

A empresa, contudo, afirma que buscará formas de que a tecnologia seja utilizada por outros players – sejam eles governos, operadoras, empresas de tecnologia ou ONGs. Entre os principais avanços técnicos do Loon estão a navegação de balões com precisão na estratosfera com ajuda de machine learning e a possibilidade dos artefatos suportarem condições adversas de operação por mais de um ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile