Holding que controla o Google, a Alphabet anunciou o encerramento das operações do projeto Loon, que atuava na oferta de cobertura de Internet para áreas isoladas a partir de balões na estratosfera.
A decisão foi divulgada na última quinta-feira, 21, em comunicado do X (o laboratório de inovações da Google). "Apesar das conquistas técnicas inovadoras da equipe nos últimos nove anos, o caminho para a viabilidade comercial se provou muito mais longo e arriscado do que o esperado", afirmou a empresa.
Operando desde 2013, o Loon manterá parte da equipe nos próximos meses a fim de garantir uma transição ao lado de atuais parceiros. Entre eles a Telkom Kenya, do Quênia, que já utilizava a cobertura dos balões em sua operação comercial no país africano. Outros funcionários da operação poderão ser absorvidos pelo Google ou pela Alphabet.
A empresa, contudo, afirma que buscará formas de que a tecnologia seja utilizada por outros players – sejam eles governos, operadoras, empresas de tecnologia ou ONGs. Entre os principais avanços técnicos do Loon estão a navegação de balões com precisão na estratosfera com ajuda de machine learning e a possibilidade dos artefatos suportarem condições adversas de operação por mais de um ano.