iOS ainda é a plataforma de smartphones mais vendida nos EUA

Apesar da popularização do Android, o iOS continua a ser a plataforma de smartphones mais vendida nos Estados Unidos, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech divulgada nesta terça-feira, 22. O sistema operacional da Apple obteve 51,2% das vendas no trimestre terminado no dia 23 de dezembro de 2012. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o software do Google permaneceu estável (44,2%, apenas 0,6 ponto percentual abaixo do que em 2011), enquanto o Windows Phone também permaneceu em sua posição, ficando com 2,6% de share nas vendas e ocupando a terceira colocação.

Mesmo com os rumores de redução nas encomendas de telas LCD para o iPhone 5 (que levou a uma significativa queda de 3,35% nas ações da Apple no pregão da Nasdaq na semana passada), o que sinalizaria um desaquecimento nas vendas, a análise da Kantar é positiva. Para ela, as vendas tanto desta última versão quanto dos antigos modelos do smartphone da empresa foram boas. Isso porque os aparelhos continuam a atrair mais "grupos de consumidores", como usuários fieis à marca (35% das vendas no último ano), iniciantes no mundo dos smartphones (30%) e mesmo ex-usuários de outros sistemas (36%).

Esta é uma tendência que tem se mostrado estável. Mas uma migração em particular chama a atenção: a de ex-usuários Android. Das vendas do iOS, 19% vieram de clientes da plataforma do Google. Em 2011, essa taxa era de 9%, ainda segundo a empresa de pesquisas, que cita também que este movimento é mais comum na operadora norte-americana Verizon.

As operadoras dos EUA com maiores vendas no período de 12 semanas encerrado em dezembro do ano passado foram a AT&T (33,3%), Verizon (32%) e Sprint (14,8%).

Análise

Cabe lembrar que em pesquisas da comScore medindo base instalada de smartphones, o Android está na liderança, com pouco mais da metade do mercado norte-americano. Se os números do Kantar estiverem certos, a próxima pesquisa da comScore deveria registrar um ganho de share da Apple. A não ser que as pesquisas utilizem definições diferentes do que consideram ser um "smartphone".

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