iOS ainda é a plataforma de smartphones mais vendida nos EUA

Apesar da popularização do Android, o iOS continua a ser a plataforma de smartphones mais vendida nos Estados Unidos, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech divulgada nesta terça-feira, 22. O sistema operacional da Apple obteve 51,2% das vendas no trimestre terminado no dia 23 de dezembro de 2012. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o software do Google permaneceu estável (44,2%, apenas 0,6 ponto percentual abaixo do que em 2011), enquanto o Windows Phone também permaneceu em sua posição, ficando com 2,6% de share nas vendas e ocupando a terceira colocação.

Notícias relacionadas
Mesmo com os rumores de redução nas encomendas de telas LCD para o iPhone 5 (que levou a uma significativa queda de 3,35% nas ações da Apple no pregão da Nasdaq na semana passada), o que sinalizaria um desaquecimento nas vendas, a análise da Kantar é positiva. Para ela, as vendas tanto desta última versão quanto dos antigos modelos do smartphone da empresa foram boas. Isso porque os aparelhos continuam a atrair mais "grupos de consumidores", como usuários fieis à marca (35% das vendas no último ano), iniciantes no mundo dos smartphones (30%) e mesmo ex-usuários de outros sistemas (36%).

Esta é uma tendência que tem se mostrado estável. Mas uma migração em particular chama a atenção: a de ex-usuários Android. Das vendas do iOS, 19% vieram de clientes da plataforma do Google. Em 2011, essa taxa era de 9%, ainda segundo a empresa de pesquisas, que cita também que este movimento é mais comum na operadora norte-americana Verizon.

As operadoras dos EUA com maiores vendas no período de 12 semanas encerrado em dezembro do ano passado foram a AT&T (33,3%), Verizon (32%) e Sprint (14,8%).

Análise

Cabe lembrar que em pesquisas da comScore medindo base instalada de smartphones, o Android está na liderança, com pouco mais da metade do mercado norte-americano. Se os números do Kantar estiverem certos, a próxima pesquisa da comScore deveria registrar um ganho de share da Apple. A não ser que as pesquisas utilizem definições diferentes do que consideram ser um "smartphone".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!